sexta-feira, 13 de junho de 2008

13 de junho, Dia de Santo Antonio

Festejado no dia 13 de junho, Santo Antonio é um dos santos de maior devoção popular no Brasil.

Fernando Martins de Bulhões nasceu em Lisboa/Portugal, no dia 15 de agosto de 1195 e faleceu no dia 13 de Junho de 1231, em Pádua/Itália, e seus restos mortais repousam na Basílica de Santo Antônio. Foi canonizado um ano após a sua morte pelo Papa Gregório IX.

Recebeu o nome de Santo Antonio ao passar, em 1220, da Ordem de Santo Agostinho para a Ordem de São Francisco e é conhecido como Santo Antonio de Lisboa ou Santo Antonio de Pádua.

Declarado Doutor da Igreja Universal, em 1945, pelo Papa Pio XII, o santo familiar, milagreiro, casamenteiro, do responso e do Menino Jesus é protetor dos varejistas, dos soldados, povoações e de muitas cidades e também chamado de A Arca do Testamento, Martelo dos hereges, Defensor da Fé, Oficina de Milagres, Maravilha da Itália, Glória de Portugal, dentre outros.

Em sua homenagem são rezadas trezenas, nos primeiros treze dias de junho, pedindo graças ou para agradecer um milagre alcançado.

A tradição de ser conhecido como santo casamenteiro surgiu porque, atendendo pedidos, ele achava maridos para moças e vice-versa, ou ajudava a completar o dote para os que quisessem contrair núpcias; a fama de santo milagreiro deriva de atender preces para encontrar objetos perdidos, dar sorte e fartura. Enquanto não atende, é castigado pelos devotos, que colocam sua imagem de cabeça para baixo até o pedido ser alcançado.

Muitas são as simpatias que endereçadas ao santo, tais como: você quer casar e o casamento está demorando, basta comer pão diante da imagem de Santo Antônio, invocando a pessoa amada, que o casamento ocorre rapidinho, ou se quer ter abundância o ano todo em sua casa, então receba o pão bento distribuído pelas igrejas no dia de Santo Antônio e deixe-o guardado no pote de arroz até o próximo ano, quando deverá ser substituído.

Quadrinhas de Santo Antônio

(Domínio Público)

  • São João a vinte e quatro

São Pedro a vinte e nove

Santo Antônio a treze

Por ser o santo mais nobre.

  • Ó meu padre Santo Antônio.

Santo de Deus estimado,

No dia 13 de junho

Do povo sois venerado.

  • Quem milagres quer achar

Contra os males e o demônio

Busque logo o Santo Antônio

Que aí o há de encontrar.

  • Meu Sant’Antoninho

Já livrou seu pai da morte

Livrai-me também, da má sorte

De inimigo ao pé da porta

Batizado ou por batizar

De que me não sei livrar.

  • Santo Antonio me case já

Enquanto sou moça e viva.

Porque milho plantado tarde,

Não dá palha nem espiga!

  • Meu glorioso Santo Antônio,

A sua capela cheira,

Cheira cravo, cheira rosa,

Cheira flor de laranjeira.

Minha avó tem lá em casa

Um Santo Antônio velhinho;

Em as moças não me

querendo,

Dou pancada no santinho.

Oração dos Namorados

Santo Antônio, que sois invocado como protetor dos namorados, olhai por mim nesta fase importante da minha existência, para que não se perturbe esse tempo bonito da minha vida com futilidades e sonhos sem consistência, mas o aproveite para um melhor e maior conhecimento daquele ser que Deus colocou ao meu lado e para que ele também melhor me conheça. Assim, juntos, preparemos o nosso futuro, onde nos aguarda uma família que, com vossa proteção, queremos cheia de amor, de felicidade, mas, sobretudo de benção de Deus. Santo Antônio, abençoai este nosso namoro, para que transcorra no amor, na pureza, na compreensão, na sinceridade e na aprovação de Deus.