quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Festa na Aldeia!

Com o tema “Dinanã Êwê Yubabu – Floresta, Casa de Todos Nós”, realizou-se na Terra Indígena Puyanawa, Aldeia Barão, localizada a 18 km do município de Mâncio Lima, de 10 a 14.10, os Jogos da Celebração e o V Encontro de Culturas Indígenas do Acre, com a participação de cerca de 420 representantes de quinze etnias existentes no Estado.

Foram cinco dias de muitas comemorações com desfile das delegações, atividades culturais, exposição e venda do rico e variado artesanato indígena, jogos e brincadeiras tradicionais em que aconteceram disputas de arco e flecha, natação nas águas do caudaloso rio Moa, corridas, futebol, arremesso de lança e canoagem, dentre outros.

Além dos vencedores representarem o Estado nos Jogos Indígenas Nacionais, o encontro contribui para o resgate da história e valorização da cultura indígena, para expandir o conhecimento secular do aproveitamento racional dos recursos da floresta, favorece a troca de experiências entre as nações indígenas sobre a diversidade cultural, a economia e a política de cada povo, além de ser a porta para o turismo acreano.

Dentre os muitos rituais indígenas, a Pajelança é um momento belo e sagrado, em que os espíritos são invocados dentre cantos, danças, rapé e bebidas tradicionais, como ayuasca e caiçuma.

Destaque também para as refeições em um grande refeitório ao ar livre e o banho em um igarapé próximo à aldeia, definido como “banho de homem” (de um lado), e “banho de mulher” (do outro lado), bem distantes, tudo muito bem organizado.

Estiveram presentes Cassiano Marques, Secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Daniel Zen, Presidente da FEM, Francisco Pinhanta, Assessor de Povos Indígenas, o ator global Marcos Frota, e muitas pessoas interessadas em conhecer a cultura dos nossos índios, comitiva que ficou muito bem instalada em seus “kupixauas”.

A beleza da tradição indígena encanta pelos seus traços marcantes na culinária, na vestimenta, no canto, na pintura dos corpos, na dança e no seu modo de vida e a bela artesã tarauacaense Mara Regina Braga, que se fez presente ao evento e dele participou ativamente, nos enviou gentilmente as lindas fotos ora publicadas. Maravilha!