quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Comemorações

MÊS DE NOVEMBRO

1 - Dia de Todos os Santos/morre o baiano José Maria da Silva Paranhos, o Visconde do Rio Branco(1880)/Espeleologia (a ciência que estuda as cavidades naturais e sua evolução)/descoberta da Bahia de Todos os Santos por André Gonçalves e Américo Vespúcio, a maior baía do Brasil e a segunda maior do mundo, localizada no Estado da Bahia(1501)/Internacional do Homem/Tratado de Maastricht, acordado em 1991, entra em vigor e dá origem à União Européia(1993)/o Cruzeiro, padrão monetário do Brasil, entra em vigor(1942)/mundial do Veganismo/Evangélicos

2 - Dia de Finados/Astronomia/realizada em Chicago, a primeira corrida de automóveis na América, num percurso de 54.36 milhas, sendo vencedor Frank Duryea, com 10 h e 23 m(1895)

3 - Dia do Cabeleireiro/Barbeiro/Guarda Florestal/instituído o Direito e Voto da Mulher(1930)/morre o poeta Antônio Gonçalves Dias(1864)/posse do advogado e político gaúcho Getúlio Dornelles Vargas como Presidente do Brasil, com mandato de 3.11.1930 a 29.10.1945 - 1º período (1930)/Censura/Baden-Powell/Lorde Robert Stephenson Smyth, fundou o movimento escutista(1908)/lançada a cápsula espacial Sputnik-2, a primeira a transportar um ser vivo, a cadela Laika(1957)/Santo Humberto, padroeiro dos caçadores, guardas florestais, protetor dos cachorros e contra a raiva.

4 - Dia do Inventor/nasce o cearense Clóvis Beviláqua, jornalista, jurista e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras(1859/assassinado o Primeiro-Ministro israelense Yitzhak Rabin, Nobel da Paz/1994(1995)/Escoteiro/fundação da UEB-União dos Escoteiros do Brasil(1924)/F. Zampari e C. Matarazo fundam a Companhia Cinematográfica Vera Cruz/SP(1949)/Prevenção contra doenças do Coração/)/morre a escritora e acadêmica cearense Rachel de Queiroz, 1ª mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras(2003)/descoberto o túmulo do faraó Tutankhamon em Luxor/Egito, pelo arqueólogo inglês Howard Carter(1922)

5 - Dia da Ciência e Cultura/Cinema Brasileiro/Radioamador e Técnico em Eletrônica/nasce o jurista, político, diplomata, escritor, tradutor, filólogo e orador baiano Rui Barbosa de Oliveira(1849)/Escrivão de Polícia/São Zacarias e Santa Isabel/Técnico Agrícola/Designer

6 - Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Ambiente em Tempo de Guerra e de Conflito Armado(ONU)

7 - Começa a Revolução Praieira, movimento separatista que eclodiu na então Província de Pernambuco(1849)/lei proíbe o tráfico de escravos para o Brasil(1837)/início da Revolução Sabinada, revolta autonomista que ocorreu na então Província da Bahia, quando foi proclamada a "República Bahiana", que rompia com o Governo Imperial e destituía o Governo Provincial, decretada até que Pedro de Alcantara atingisse a maioridade(1837)/deflagrada a primeira bomba de hidrogênio pelos Estados Unidos(1952)/nasce a polonesa Marie Curie. Em 1903, com o marido Pierre Curie e Becquerel, recebeu o Prêmio Nobel da Física pela descoberta do elemento Rádio. Foi ela a primeira mulher a lecionar na Universidade de Sorbonne e ganhou também o Prêmio Nobel de Química em 1911(1867)/Lua crescente

8 - Dia do Aposentado/Urbanismo/morre no Rio de Janeiro o médico sanitarista e bacteriologista mineiro Carlos Chagas/Carlos Justiniano Ribeiro Chagas, que combateu a malária, a leptospirose, as doenças venéreas, descobriu e descreveu o protozoário Trypanosoma cruzi, causador da moléstia batizada com seu nome, a doença de Chagas(1934)/Radiologista/nasce o paulista José Bonifácio de Andrada e Silva, estadista e poeta, conhecido como o Patriarca da Independência(1763)/posse do político mineiro Carlos Coimbra Luz, Presidente interino do Brasil por 3 dias, de 8 a 11.11.1955. Como Presidente da Câmara dos Deputados, assumiu a presidência da República porque o Presidente Café Filho afastou-se para tratamento de saúde(1955)/o cônsul romano Marcus Tullius Cícero, filósofo, escritor, advogado, orador e político profere seu primeiro discurso contra Lucius Sergius Catilina, político romano, começando a destruir a conspiração contra as instituições romanas(63 a.C.)/nasce o astrônomo e matemático inglês Edmund Halley, o primeiro a observar o grande cometa em 1682, batizado com seu nome. Aguarda-se para 2061 a próxima aparição do cometa(1656)/é aberto ao público o Museu do Louvre/Paris(1793)/nasce a escritora americana Margaret Mitchell, autora do livro E o Vento Levou, pelo qual recebeu o Prêmio Pulitzer de 1937(1900)/Festival de Kami, divindade da mitologia japonesa que ajudava as mulheres a preparar a alimentação.

POESIA

AMANTE

(Beth Oliveira)

Te fiz meu amante, meu amor

Te fiz belo e perfeito como uma flor

Pesado e quente como um furacão

Ardendo em brasa como vulcão

Coração frágil como um botão

Perfeito amante como um leão

Boca ardente que devora meu coração.

DESTAQUE - Catilinárias são os quatro discursos célebres de Cícero, o cônsul romano Marcus Tullius Cícero, pronunciados no Senado Romano, em 63 A.C., sendo este um dos trechos mais citados em todos os tempos:

“ Quo usque tandem abutere, Catilina, patientia nostra? Quam diu etiam furor iste tuus nos eludet? quem ad finem sese effrenata jactabit audacia?” ( “Até quando, oh Catilina, abusarás de nossa paciência? Até quando esta sua loucura continuará a nos ridicularizar? Quando é que irá chegar ao fim essa sua desenfreada audácia?)”.

PENSAMENTO - Minha alegria contagia meus amigos e desestabiliza meus inimigos (Aline Voiski).

CURIOSIDADE - Desde 1994, em 1 de novembro é comemorado o Dia Mundial Vegano, data em que a Vegan Society/Inglaterra comemorou 50 anos de sua fundação. A entidade tem por filosofia respeitar o direito dos animais e tem por prática, estilo de vida e convicções evitar o abuso e a exploração dos animais, não consumir produtos de origem animal, sejam alimentares, objetos de testes, ou mesmo como ingredientes ou manufaturados.