quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Vida Maravilha

PENSAMENTO - Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero. Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce, dificuldades para fazê-la forte, Tristeza para fazê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz. As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas, elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos (Clarice Lispector).

Um café da manhã daqueles!

A Professora Fátima Nobre, que atualmente reside em Brasília assessorando a Deputada Federal Perpétua Almeida, está na cidade para rever familiares e amigos, manter contatos profissionais e agendas de trabalho. No gabinete do nosso estado, a colega foi recepcionada com um café da manhã bem regional, em que se fez o desjejum com várias delícias da nossa culinária como café com leite, frutas, tapioca com manteiga, pão de milho, ovos estrelados, pão, mingau de banana com farinha de tapioca, dentre outros. Participaram da festividade o famoso Raimundão, Samara Farias, Neila Rocha, Alex Kennedy, Irisrrane Braga, Angélica Paiva e Marta Cruz. Maravilha.

Se for amanhã... talvez dê tempo.

Se você não tem ainda uma foto com o Marechal Thaumaturgo de Azevedo diante da Catedral de Cruzeiro do Sul, avexe o passo, pois daqui a cinquenta anos você precisará provar aos seus netos e bisnetos que ele já esteve por ali. Ano passado quiseram derrubá-lo. Ele quase caiu. Como uma maldição, todos os seus esforçados inimigos é que caíram pela falta de votos. Mas agora... Agora, acredito que não haverá como salvá-lo. Não haverá um ato de heroísmo, algo como um manifestante, um historiador, agarrado à estátua para impedir a retirada. O que eu tenho a ver com isso? Apenas um pouco de orgulho ferido. É que aos pés daquela estátua havia uma caixa lacrada cuidadosamente por especialistas do Departamento Histórico e Cultural do Estado do Acre contendo documentos de mais de um século, da data de 28 de Setembro de 1904 quando da Fundação da Cidade de Cruzeiro do Sul. É que durante as comemorações do Centenário em 2004, ela foi aberta (conforme previsto em 1954 no Cinquentenário para ser aberta novamente apenas em 2054) e acolheu mais alguns documentos do período entre eles a Revista do Centenário e nela um conto de minha autoria chamado "Chico Finado"(publicado em Quatro Colinas) e outro do saudoso amigo Amarino Sales, outro do João Mariano, outro do Padre Trindade... Howard Carter (que vilipendiou a tumba do Faraó Tutankhamon em 1922) se envergonharia da façanha. Deve ser orgulho ferido mesmo, mas falo com a autoridade de quem frequentou uma universidade e tem pendurado na parede um diploma de historiador... E pra quê? Para ficar calado? Tem nada não, deixa pra lá..., apesar de que pensando bem, eu também não tenho uma foto ali. Pesquei uma no blog do Edvaldo. (SEXTA-FEIRA, 24 DE JULHO DE 2009 -Leia mais no blog do Professor Franciney - http://minhascolinas.blogspot.com