segunda-feira, 21 de setembro de 2009

21 de setembro - Dia da Árvore

"AMIGOS DA MATA E DO AMBIENTE" As árvores têm pássaros plantados, / música nos ramos, / deram casas, barcos e arados, / o oxigénio que respiramos. / Dão flores e frutos, / o berço, cama e mesa, / fresca sombra no estio, / lenha no frio inverno, / a sua serena beleza, / fruída contemplação, / formas tão diversas / na diversa natureza. / As árvores já foram sagradas, / morada de deusas, / gnomos e fadas. / Hoje abatidas, / coisa sem importância, / em sua substituição / plantam-se feias construções / de ferro e betão. / Muda o clima, / altera-se a natureza, / não a ganância; / persiste o homem / na insensata destruição. / - Veja este apartamento, / linda vista para o mar!, / havia aqui umas árvores, / foi construído no seu lugar. / Plantar, replantar, / plantar, é preciso, / necessário, urgente, / cobrir de verde o ermo vazio, / a mata incendiada, / a planície aberta, / o recreio da escola, / a rua tristinha e deserta, / para que o futuro comprometido, / volte a ter cor, beleza e sentido! / (Poesia de Antônio Martins Coelho)

Gisele Bündchen, a embaixadora da ONU para o Meio Ambiente

Carimbe seu voto! A campanha “Seal the Deal”, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), convida a população mundial a assinar uma petição online pedindo medidas urgentes no combate às mudanças climáticas. As assinaturas coletadas serão entregues aos líderes mundiais em dezembro, durante a Conferência sobre mudanças climáticas, em Copenhagen, para que seja selado um acordo em prol de um mundo mais sustentável. Para reforçar a iniciativa, diversas atividades serão desenvolvidas durante a Semana Global do Clima, de 21 a 25 de setembro, envolvendo mais de 100 cidades do mundo. Na ocasião serão realizadas diferentes manifestações em apoio ao “Seal the Deal”: plantação em massa de árvores, vestir algo verde, disseminar a campanha no trabalho, escola, internet, passear de bicicleta, apagar as luzes e desfrutar um jantar a luz de velas, compartilhar inovações em tecnologia verde e muito mais. ( ... Fotos Internet - Sexta-feira, 18 de Setembro de 2009 - Leia mais no http://giselebundchenblog.blogspot.com

Britto destaca importância do Quinto na posse do primeiro juiz deficiente visual

Brasília, 18/09/2009 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, enalteceu a importância do mecanismo do Quinto Constitucional para o preenchimento de vagas de magistrados a partir de indicações feitas pela advocacia e o Ministério Público, destacando que, não fosse pelo quinto, não seria possível a posse do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca - o primeiro magistrado portador de deficiência visual no Brasil. Ao discursar na solenidade de posse de Fonseca no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, em Curitiba, Cezar Britto lembrou que Ricardo não conseguiu chegar à magistratura pela via do concurso público. "Não lhe foi dado este direito. Mesmo ingressando com medida judicial para assegurar-lhe a possibilidade de concluir a seleção para o TRT da 2ª Região, não obteve êxito em sua postulação", afirmou. No entanto, acrescentou Britto, ele percorreu o caminho mais longo e desenvolveu carreira brilhante no Ministério Público. "É mestre em Direito pela USP, doutor pela Universidade Federal do Paraná e ingressa, agora, no TRT como magistrado em vaga destinada ao quinto constitucional. Esta é mais uma prova da importância desse sistema da construção de um Judiciário plural". Ainda segundo o presidente da OAB, a chegada do deficiente visual ao cargo de magistrado acaba por se reverter em verdadeira política de inclusão. "Não porque a escolha seja impregnada de simbolismo, mas porque corrige um grave erro ao garantir assento no Poder Judiciário a um profissional que está sendo reconhecido por seus méritos". ... (Leia mais no http://www.oab.org.br)