domingo, 7 de março de 2010

8 de março - Dia Internacional da Mulher

HISTÓRIA
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. (Fonte - http://www.suapesquisa.com)
PARA VC MULHER
Tenha sempre presente que a pele se enruga, / o cabelo embranquece, / os dias se convertem em anos... / mas o que é importante / não muda. / A tua convicção e força interior / não têm idade. / Atrás de cada linha de chegada, / há uma de partida. / Atrás de cada conquista, / há um novo desafio. / Enquanto estiveres viva, / sinta-te viva. / Se sentes saudades do que fazias, / volta a fazê-lo. / Não vivas de fotografias amareladas. / Continua / quando todos esperam que desistas. / Não deixes que enferruje / o ferro que existe em ti. / Quando não conseguires correr atrás dos anos, / marche. / Quando não conseguires marchar, / caminhe. / Quando não conseguires caminhar, / use uma bengala. / Mas não te detenhas / Jamais! /
(Madre Teresa de Calcutá)

Comemorando o "Dia da Mulher"

Hoje, domingo, reunimos familiares e amigos para festejar a passagem do "Dia da Mulher", data que simboliza o sacrifício de 130 mulheres tecelãs que em 8 de março de 1857 foram trancadas dentro da fábrica em que trabalhavam e queimadas vivas, em Nova Iorque/Estados Unidos, por reivindicarem melhores condições de trabalho. Daquela data até os dias atuais, muitas conquistas foram alcançadas a duras penas pelas mulheres, mas ainda há um longo caminho a percorrer para que a igualdade de gênero seja uma verdade absoluta. Mas chegaremos lá, algum dia ... ............ ...... As amigas Graça Brasil, Kellen Duarte, minhas noras Regilda e Elane Mesquita, os filhotes Allan, André e Anderson, os amigos Milton, Sheridan, José Gomes e outros que deram "uma passadinha", saborearam um cozidão feito por mim (eu gosto de cozinhar), e todos aproveitaram as águas frias da piscina para fugir do calor. Que dia quente, como faz falta a brisa do mar. O meu bebê Anderson hoje não estava diposto a nadar e saiu logo da água, reclamando muito, mas o "Garotinho" ficou todo satisfeito com o banho bem demorado que lhe foi dado pelo amigo José, minha rede "Flamiga" me proporcionou um bom descanso e minha rolinha "Fofucha" voltou pro seu "habitat" e fez outro ninho, agora na palha do coqueiro. Finalizamos o dia, apreciando a beleza da cheia do Rio Acre.

A cheia do Rio Acre/2010

(Fotos - Evandro Derze/Repórter Fotográfico)