domingo, 4 de abril de 2010

COMEMORAÇÕES

MÊS DE ABRIL (1 a 10)
- Dia da Mentira (ou do deus Loki (mitologia germânica - deus nórdico dos truques e brincadeiras) /começa a circular o jornal “A Mentira”, que dará origem à comemoração do Dia da Mentira no Brasil (em Pernambuco - 1848) /Abolição da Escravidão dos Índios (1680 - rei de Portugal publica mais uma lei acabando com a escravidão indígena no Brasil)/decretada a liberdade industrial no Brasil (1808)/ Humanismo (a filosofia que valoriza as ações humanas e o desenvolvimento dos valores morais)/ Humorismo/Tomate/Tolos/ Sociedade Espírita/criação da Pastoral da Criança, organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, cujo projeto de redução da mortalidade infantil foi conduzido pela saudosa médica sanitarista Zilda Arns(1983)/o uso de Cintos de Segurança torna-se obrigatório(1989).
02
- Dia do Propagandista/mundial do livro Infantil e Juvenil (homenagem ao escritor Hans Christian Andersen)/morre o Papa João Paulo II (Karol Josef Wojtyla), o 1º polonês a ocupar o posto máximo da Igreja Católica; durante 26 anos de seu pontificado, o sumo pontífice visitou 129 países, escreveu 14 encíclicas e proclamou 482 santos (2005)/inaugurado no município de Vitória/ES, o Porto de Tubarão, o maior porto de exportação de minério de ferro do mundo (1966)/nasce o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de "O Soldadinho de Chumbo", "O Patinho Feio", dentre outros(1805)/nasce o médium mineiro Francisco de Paula Cândido Xavier , o Chico Xavier, líder espiritualista/Paixão de Cristo
03
- Dia da Verdade
04
- Dia Nacional do Parkinsoniano/instituição da Casa de Rui Barbosa(1927)/Ocupação da Empreza por tropas brasileiras, sob o comando do General Olympio da Silveira(1903)/Nacional do Karatê/nasce o aviador paulista João Ribeiro de Barros, comandante do hidroavião Jahu, com o qual cruzou o Atlântico em 1927, consagrando-se como o primeiro aviador das Américas a realizar um vôo transatlântico sem escalas(1900)
05
- Dia do Propagandista Farmacêutico/Independência do Chile (da Espanha - 1818) / Criança Palestina (UNICEF/Lua cheia
06
- Morre o naturalista, estadista e poeta paulista José Bonifácio de Andrada e Silva, o “Patriarca da Independência” do Brasil (1838)
07
- Dia do Corretor/Jornalismo/nacional do Jornalista/Médico Legista/mundial da Saúde/fundação da Associação Brasileira de Imprensa - ABI, por Gustavo Lacerda, com o nome de Associação de Imprensa(RJ/1908) /Imperador Dom Pedro I abdica ao trono em favor de seu filho Pedro, de 5 anos(1831)/Radiopatrulha/mundial da Hipertensão/eleição do sacerdote católico, o paulista Diogo Antônio Feijó (Regente Feijó ou Padre Feijó ), como regente único(1835)/1ª Organização Político Administrativa do Acre(1904)/Instalação no Brasil da Regência Trina Provisória (1831)/mundial da Luta Contra o Fumo/ Rádio Patrulha
08
- Dia da Natação/Correio/mundial do Combate ao Câncer/Artista/Desbravador/morre Pablo Ruiz Picasso, um dos maiores artistas do século XX(1973)/assinado o tratado de paz entre Brasil e Paraguai (1870)/Profissional de Marketing
09
• Dia Nacional do Aço (fundação da Companhia Siderúrgica Brasileira e início da construção da usina de Volta Redonda(1941)/maioridade de D. Pedro II (1841)/aniversário de Cuiabá/MT(1719)/Biblioteca/fundação do Jornal do Brasil, por Rodolfo Dantas(1891)/Dia do Amor Universal (pois abril é o mês dedicado à Afrodite)
10
• Dia da Engenharia/ Engenharia Militar/chegam ao Rio de Janeiro, vindos de Portugal, os restos mortais do imperador D. Pedro I (Pedro I do Brasil e IV de Portugal (nome completo: Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon; foi o primeiro imperador do Brasil (de 1822 a 1831) e 28º rei de Portugal (durante sete dias de 1826) (1972)/parte de São Paulo a 1ª expedição para a Guerra do Paraguai (travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta por Brasil, Argentina e Uruguai - 1865)/morre o líder mexicano revolucionário Emiliano Zapata Salazar, líder na Revolução Mexicana de 1910 contra a ditadura de Porfírio Díaz (1919)/fundação do Exercito da Salvação/morte da escritora goiana Cora Coralina/Ana Lins do Guimarães Peixoto Brêtas(1985)
PENSAMENTO - Um país se faz com homens e livros (Monteiro Lobato).
CURIOSIDADE - O nome do mês de abril, que em grego significa "espuma", é uma homenagem a Aphrodite, deusa da beleza, do amor e da paixão sexual, nome grego da deusa Vênus (essa do panteão romano), que teria nascido da espuma do mar, e a quem os romanos consagravam este mês.
UM FATO - No dia 6 de abril de 1930, o líder hindu Mohandas Gandhi chegou a costa de Dandi, na Índia, junto com milhares de pessoas, após caminhar 320 km, durante 24 dias. Ali, o líder pegou um punhado de sal e conclamou a população costeira a fazer o mesmo e, infringindo a lei, protestou contra o monopólio britânico na produção do sal, que obrigava camponeses subnutridos a adquiri-lo por altíssimo preço, ao invés de obtê-lo gratuitamente. Milhares de hindus e muçulmanos se uniram em torno da idéia de resistência pacífica: foi o início da campanha de desobediência civil na luta pela independência da Índia, sob o jugo inglês desde o século XVIII.
POESIA: "Aninha e suas pedras" Não te deixes destruir... / Ajuntando novas pedras / e construindo novos poemas. / Recria tua vida, sempre, sempre. / Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça. / Faz de tua vida mesquinha / um poema. / E viverás no coração dos jovens / e na memória das gerações que hão de vir. / Esta fonte é para uso de todos os sedentos. / Toma a tua parte. / Vem a estas páginas / e não entraves seu uso / aos que têm sede. / (Cora Coralina)
DESTAQUE - SAÚDE, dever do Estado e direito do cidadão. Em 07 de abril de 1948 foi criada a Organização Mundial da Saúde/OMS, órgão da ONU, cujos objetivos são: dirigir e coordenar os trabalhos internacionais na área sanitária, ajudar os governos na área de saúde pública, estabelecer padrões internacionais para remédios e vacinas e promover pesquisa médica. Segundo a OMS “saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença. Para o homem, não basta só viver; ele tem o direito e o dever de zelar pela sua saúde em todos os níveis”.
(Fotos e ilustrações - Internet)

A Páscoa e seus símbolos

A Páscoa é a festa que celebra a ressurreição de Cristo, a data mais importante da religião cristã. Após sua morte na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.
SÍMBOLOS DA PÁSCOA
Ovo - simboliza o nascimento, a vida que retorna. Coelhinho - significa a capacidade da Igreja arrebanhar novos discípulos. Cruz - local de suplício no qual Jesus morreu, traduz sofrimento e ressurreição; é símbolo do cristianismo, Páscoa e de salvação. Constantino, imperador romano, decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo no Conselho de Nicea, em 325 d.C. Cordeiro – Cristo é o cordeiro de Deus, que se sacrificou pelo seu rebanho. Pão e Vinho - na santa ceia Jesus escolheu o pão e o vinho para representar seu corpo e sangue, que foram dados aos seus discípulos, celebrando a vida eterna. Círio - na grande vela que se acende todos os anos no Sábado da Vigília pascal, está representada a luz de Cristo; as duas letras gregas gravadas Alfa e Ômega, primeira e última letra do alfabeto grego , significam que Deus é o princípio e o fim de tudo. Peixe - símbolo dos primeiros cristãos para se referirem a Jesus Ressuscitado; em razão das perseguições, a palavra peixe, escrita em grego, passou a ser lida como Jesus Cristo Filho de Deus Salvador Ramos - a semana da Páscoa inicia no Domingo de Ramos, evento que revive a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, acompanhado de camponeses que levavam e levantavam os ramos, forma do povo expressar o reconhecimento e de aclamar Jesus como salvador. Lava-Pés – é a lição pascal símbolo de humildade, igualdade, solidariedade, amor e serviço ao próximo. Durante a Semana Santa, é a Quinta-feira o dia em que se relembra a última ceia de Cristo com seus discípulos, quando Jesus instituiu a Eucaristia (o pão e o vinho tornaram-se símbolo do seu corpo e seu sangue), momento durante a qual Cristo lavou os pés de cada um dos apóstolos.
POESIA
PÁSCOA Páscoa é vida nova / Esperança...luz... / A presença de Jesus / Que em todos se renova / Páscoa é deixar a prisão / De uma vida ensimesmada / Rompendo lápides, portas fechadas / Para ir ao encontro do outro, nosso irmão / Páscoa é fraternidade, amizade e comunhão / Um tempo para se estender os braços, abrir o coração / Para se doar...receber...partilhar... / Páscoa é sobretudo um momento para amar / Que nesta Páscoa, em Sua infinita bondade, o Senhor / Renove em todos nós a paz...a vida...o amor... ((Autor - Walter Pereira Pimentel)/ (Fotos e ilustrações - Internet)