quarta-feira, 9 de junho de 2010

Comemorações

Mês de Junho (01 a 05)
01
- Dia Internacional da Criança/1ª Transmissão de TV no Brasil(1950)/Coragem/Caxias/Hospital/Nacional da Imprensa e do Jornalista /Prevenção de Incêndios Florestais/início do Diário do Rio de Janeiro, o 1º jornal diário do Brasil(1821)/nasce Norma Jean Mortensen, a famosa atriz Marilyn Monroe (1926)
PENSAMENTO
- Qualquer jovem estrela vibra quando recebe a primeira carta de um admirador. É como se embebedar. Mas, que pode significar para uma mulher um milhão de admiradores? Na vida, conta mais um só homem que represente o amor(Marilyn Monroe, uma das mais belas mulheres de todos os tempos).
CURIOSIDADE
- O nome do mês de Junho é uma homenagem deusa romana Juno, rainha dos deuses e mulher do deus Júpiter. Considerada também rainha do céu, deusa do parto, da maternidade e das mulheres em geral, sua presença era obrigatória em casamentos e nascimentos. É representada conduzindo um cetro ou coroa, sua companhia constante é o pavão chamado Argos; seu festival era conhecido como Matronália (Matronales Feriae).
02
- Dia da Comunidade Italiana/Itália(1946)/nacional da Imunização/Bombeiro/mundial do Pólen/morre Giuseppe Garibaldi, herói da Guerra dos Farrapos e da unificação da Itália, conhecido como “herói de dois mundos”(1882)/Discovery faz o último vôo à Estação Espacial MIR, que seria destruída em março de 2001(1998)/criação da Organização para a Libertação da Palestina - OLP(1964)/fundação do Ceará Sporting Club/Fortaleza(1914)/morre o médico, astrólogo e alquimista francês Michel de Nostredame, o conhecido Nostradamus(1566)/nasce o aristocrata e escritor francês Donatien Alphonse François de Sade, o famoso Marquês de Sade, autor de obras pornográficas, algumas escritas enquanto estava em um hospicio, de quem se originou o termo médico “sadismo”(1740)/morre assassinado no Complexo do Alemão/RJ, o repórter gaúcho Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, o Tim Lopes(2002)/nasce o escritor paraibano José Lins do Rego, autor de “Menino de engenho”, dentre outras obras(1901)/inauguração do bonde elétrico em Ipanema/RJ(1903)/coroação da Rainha Elizabeth II, na Abadia de Westminster/Inglaterra(1953)/criado o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é criado(1981)/A Assembléia Constituinte aprova mandato de cinco anos para Sarney(1988)
DESTAQUE
- O Parque Nacional dos Lençóis criado pelo Decreto n° 86.060 de 02.06.1981, localiza-se no litoral sul do Maranhão, nos municípios de Barreirinhas e Primeira Cruz. Com 155 mil hectares de dunas, rios, manguezais, poços, lagos e lagoas, de água doce e cristalina, esse grande areal, considerado um deserto singular brasileiro, é um fenômeno geológico formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza e da chuva; sua extensão segue por 70 km ao longo da orla oceânica e no continente por 50 km em direção ao interior. Conhecer essa imensidão de areias brancas, enormes dunas e piscinas de águas cristalinas é inesquecível. Espetacular!
03
- Dia do Escrevente de Cartório/Administrador de Pessoal/Divino/Príncipe D. Pedro convoca uma assembléia Geral Constituinte e Legislativa, para tratar da separação brasileira(1822)/morre o italiano Angelo Giuseppe Roncalli, o Papa João XXIII, o 262º papa da Igreja Católica(1963)/morre iraniano Ayatollah Ruhollah Khomeini, líder espiritual e político da Revolução Iraniana/1979(1989)/inicia a Cúpula da Terra, a conferência da ONU sobre ecologia, conhecida como Eco-92/RJ, com representantes de 178 países, 114 chefes de estado e ecologistas de todo o mundo(1992)
UM FATO
- O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho, foi criado em 1972, durante a abertura da 1a Conferência Mundial sobre Meio Ambiente Humano da ONU, em Estocolmo/Suécia, ocasião em foi criado também a UNEP - o Programa da ONU para o Meio Ambiente. Através do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro instituiu a Semana Nacional do Meio Ambiente em todo território nacional.
No Parque Ecológico Janauary, em Manaus/AM,
fui recepcionada por uma linda e simpática preguiça, legítima representante da Natureza, que clama para que o Homem trabalhe diariamente por um mundo melhor, conservando, desenvolvendo e preservando a vida no Planeta Terra.
4
- Dia Mundial contra a Agressão Infantil/Crianças Vítimas de Agressão/Cooperativismo/morre o escritor e aventureiro italiano Giacomo Girolamo Casanova, conquistador de mulheres, preso em 26.07.1755, acusado de libertinagem, de possuir livros proibidos e de propaganda anti-religiosa. Após 16 meses, fugiu das masmorras pelos telhados do Palácio Ducal de Veneza, fuga essa considerada espetacular(1798)/morre o arquiteto e paisagista paulista Roberto Burle Marx, autor das obras Paisagismo do Parque do Ibirapuera/SP, Jardins do Aterro do Flamengo/RJ e o Paisagismo do Eixo Monumental de Brasília/DF(1994)
5
- Dia mundial da Ecologia e do Meio Ambiente, em Estocolmo/Suécia, durante conferência da ONU(1972)/Israel ataca as principais bases aéreas do Egito e inicia a Guerra dos Seis Dias(1967)/morre o ex-ator e ex-presidente dos EUA, Ronald Reagan(2004)/Cacau/Chico Mendes, líder seringueiro nascido em Xapuri/AC, recebe o Prêmio Global 500 da ONU(1987)/nasce a paulista Anésia Pinheiro Machado, pioneira da aviação brasileira(1904)/intervenção dos EUA em Cuba(1912)/nasce a cantora mineira Wanderléia, a "Ternurinha" da Jovem Guarda(1946)/nasce o cantor e compositor carioca Erasmo Carlos, o "Tremendão" da Jovem Guarda(1941) No Rio de Janeiro, um encontro inesquecível com o "Tremendão" Erasmo Carlos e suas fãs. O bonitão cantou especialmente para nós "Sentado à beira do caminho". Um luxo! (Ilustrações - Internet)