sexta-feira, 15 de outubro de 2010

15 de outubro - Dia do Professor

(Fonte -Internet)

No deserto de Atacama/Chile, o resgate do Século XXI!

O resgate do Século XXI
Desde 5 de agosto soterrados na mina San José, no deserto de Atacama/Chile, próximos à cidade de Capiapó, a 800 km da capital Santiago, os 33 mineiros que ali trabalhavam, ali permaneceram soterrados durante 69 dias, em razão de um desabamento que bloqueou a galeria de acesso a mina, a uma profundidade de 622m abaixo do chão (o que equivale a um edifício de 210 andares). Somente após duas semanas do acidente, constatou-se que os mineiros estavam vivos, quando uma sonda chegou ao local onde eles se encontravam e retornou à superfície com um bilhete enviado pelos trabalhadores. Com um trabalho que comoveu o mundo na localidade denominada “Acampamento Esperança”, montado ali mesmo no deserto para acompanhar a perigosa operação de salvamento por familiares dos mineiros e Jornalistas de todo o mundo, o Chile fez o resgate através de um túnel com 66 cm de diâmetro, cavado por uma perfuradora durante 33 dias, sendo os trabalhadores içados um a um por uma cápsula. Antes do primeiro mineiro ser resgatado, o que ocorreu a 0h11m do dia 13 do corrente, trabalho que perdurou por quase 24 h, cinco socorristas desceram para ajudar no resgate e dali só saíram depois que todos os mineiros já se encontravam sãos e salvos no solo do deserto de Atacama. Somente após o sucesso da operação, e quando ainda se encontravam no seio da terra, eles enviaram a mensagem que emocionou toda a humanidade: “Missa cumprida, Chile”. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, que esteve presente durante todo o procedimento, externou o seu contentamento chamando a operação salvamento de “milagre do acampamento Esperança”.
Eu acredito em milagres, e esse foi um milagre visto, assistido e mostrado ao mundo “ao vivo e em cores”, graças a Deus.
Resgate no Chile: missão cumprida
Cinco de agosto de 2010.../ Acidente: desmoronamento na Mina de San José / – deserto do Atacama no Chile. / Dois meses se passaram... / Governo: união, compromisso / E vontade política fizeram a diferença. / População: cobrança, esperança, fé e entusiasmo. / Equipe especializada: contatos, / Persistência, um caminho se abre... / Uma luz no fim do túnel. / Inteligência que salva. / Bendita tecnologia! / Treze de outubro de 2010... / Mundo inteiro: sentimento de solidariedade / Dia de emoção, comoção / Cápsula: improviso eficaz / Expectativa: horas mágicas. / Resgate: prazos encurtados. / 33 mineiros fortes, um a um, surgem / Das profundezas de um inferno quente e úmido. / O que parecia impossível / Concretiza-se diante dos olhos do mundo. / Tem-se a inesquecível visão de heróis, / Exemplos de resistência, / Autocontrole, / Vontade de viver... / Enfim, o renascimento! / Entre os presentes no local: / Euforia, / Reflexão, / Agradecimento ao humano e ao divino / Pelo livramento, pela nova chance / De levar uma vida normal na superfície. / Reencontros... / Saldo: todos salvos. / Missão cumprida. / Final feliz. /
(Autoria - Josselene Marques – Fonte - http://jmmfselene.blogspot.com)
(Fotos - Internet)