sábado, 11 de dezembro de 2010

Aniversário da Declaração dos Direitos Humanos

Mensagem da OAB pelo 62º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos
Brasília, 10/12/2010 - Mensagem do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcanti , por ocasião pela passagem do 62º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos "
Há 62 anos emergia, de um mundo ainda abalado pelos horrores de uma guerra, a Declaração Universal dos Direitos Humanos
, como um ideal a ser alcançado por todos os povos do planeta de respeito às diferenças de cada cidadão como base para uma paz duradoura. Ao lembrar esta data, a Ordem dos Advogados do Brasil destaca que a defesa desses direitos não se resume a identificar maus-tratos físicos contra pessoas. Vai além, ao questionar as economias que geram riqueza de um lado e desordem e pobreza de outro; que destroem a natureza e promovem as guerras; que criam guetos e erguem muros de intolerância. Na nossa história recente, a OAB se posicionou e lutou contra o arbítrio, a tortura nas prisões, a perseguição e o exílio de cidadãos. E continua a fazê-lo para que as atrocidades cometidas no passado sejam tornadas públicas e não simplesmente varridas para debaixo do tapete do esquecimento e da impunidade."
(Fonte - http://www.oab.org.br)

Pela estrada afora: na Chapada dos Guimarães

Chapada dos Guimarães, um capricho da Natureza
Chapada dos Guimarães é um município do estado de Mato Grosso que já foi considerado o maior do mundo, devido ao seu território à época, com 269 mil km². Perdeu o título quando deu origem a municípios como Nova Brasilândia, Alta Floresta, Sinop, Colíder, Paranatinga e outras. Oficialmente, o núcleo que originou o atual município de Chapada dos Guimarães surgiu nos idos de 1.751. O paulista Antonio de Almeida Lara foi o primeiro homem branco a instalar-se naquele local quando, em 1.722, abriu sua fazenda e o engenho do Buriti. Ali está localizado o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a 9 km do centro do município, entre o Atlântico e o Pacífico e se encontra no centro geodésico da América do Sul, na borda do Planalto Central. A Chapada dos Guimarães possui 46 sítios arqueológicos; 02 sítios paleontológicos; 59 nascentes; 487 cachoeiras; 3.300 km² de Parque Nacional; 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental; 02 Reservas Estaduais; 02 Parques Municipais; 02 Estradas Parque; 157 km de paredões; 42 imóveis Tombados pelo Iphan e 38 espécies endêmicas. O Parque foi criado pelo Decreto n.º 97.656 de 12/04/1989, com o objetivo de proteger os ecossistemas de Savanas e Matas semi-decíduas, os vários sítios arqueológicos, monumentos históricos, bem como as cabeceiras dos rios que compõem as bacias do Alto Paraguai e Amazônica. Diversas são as belezas que encantam os privilegiados visitantes do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, tais como cachoeiras (Véu da Noiva, Cachoeirinha, Salgadeira, etc.), mirantes, cavernas, lagoas, cânions, trilhas, área onde estão gravadas inscrições rupestres (pinturas feitas por antepassados) e museu a céu aberto, onde foram encontrados ossos de dinossauros do período Jurássico, fósseis de diversos animais e conchas. Vale destacar a Cidade de Pedra, emoldurada por rochas pontiagudas que lembram castelos da Idade Média e o Portão do Inferno, limite do município de Cuiabá e a Chapada dos Guimarães, uma passagem muito perigosa (dá um medinho, sim!), quando a estrada passa por uma perigosa curva ao lado de um “canyon” de mais de 50m de altura. Com uma natureza de beleza ímpar, típica de cerrado, o município possui um local próprio para exposição dos artesãos e seus produtos, a famosa e linda “Rua do Artesanato", que funciona de terça-feira a domingo para os habitantes e turistas. Nas minhas andanças descobri e me apaixonei por esse lugar que de tão lindo já denominei “local capricho da natureza”.
Allan, Regilda, Sabrina e eu fizemos esse que é um dos lindos passeios do nosso país!
(Fonte - Internet)