quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Temporal em Fortaleza, “a terra do Sol”!

Desde ontem à noite e durante toda a madrugada de hoje, uma chuva torrencial desabou sobre Fortaleza, a capital do Ceará, também conhecida como “a terra do Sol”. Com raios que clareavam a escuridão e trovões ensurdecedores, por várias vezes e durante toda a madrugada faltou energia na cidade e alguns locais ficaram alagados. Para se ter uma idéia da quantidade dessa chuva, transcrevemos a informação pinçada do ClimaTempo, que assevera:
“Entre 4 e 6 horas da madrugada de hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou aproximadamente 68 milímetros de chuva, sendo que deste total, 53 milímetros ocorreram em apenas 1 hora. A média normal de chuva em Fortaleza para o mês de janeiro fica em torno dos 130 milímetros”.(http://www.climatempo.com.br)
Já são quase 8 horas da manhã do dia 5 de janeiro, o céu continua nublado e uma chuvinha daquelas conhecidas como “chuva de molhar besta” continua caindo sobre a terra de Iracema, a virgem dos lábios de mel. Ao que parece, hoje não usufruiremos das lindas praias nordestinas e a programação do dia terá que ser outra.
Esse registro é para dizer que no Ceará, especialmente em Fortaleza, que já conheço há bastante tempo, chove muito durante o mês de Janeiro e a chuva de ontem foi um verdadeiro temporal, daqueles que eu, aqui, nunca havia presenciado e que pensava fosse somente privilégio da região amazônica.
Durante o temporal da madrugada ficamos acordados, com muito receio e invocando a proteção de Santa Bárbara, considerada a protetora contra tempestades, raios e trovões.
Como tudo terminou sem maiores consequências, agradecemos à santa protetora, publicando a sua oração:
(Fonte/Ilustrações - Internet)