sexta-feira, 18 de março de 2011

8 de março é comemorado na Câmara Municipal

As comemorações de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foram marcadas por vários eventos, tanto festivos quanto de reivindicções pelo mundo afora, dentre eles uma singela homenagem prestada pela Câmara Municipal de Rio Branco, a requerimento da vereadora Arianne Cadaxo. As mulheres ali estiveram representadas por figuras femininas de destaque na sociedade acreana, pelo trabalho que cada uma realiza diuturnamente em prol do bem estar da comunidade.
Os registros são do meu amigo, o festejado profissional da fotografia, Evandro Derze
.
Importância do dia 8 de março
Em 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, fizeram uma grande greve, reivindicando melhores condições de trabalho, redução na carga diária de trabalho de 16 h para 10 h, equiparação de salários com os homens e tratamento digno no ambiente de trabalho, dentre outros.
A manifestação foi reprimida violentamente e as 130 tecelãs foram presas dentro da fábrica, que foi incendiada, morrendo todas elas carbonizadas.
Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, foi decidido que em 8 de março seria comemorado o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres vítimas do incêndio criminoso da fábrica, em 1857. Só em 1975, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
O dia dedicado às mulheres não foi criada apenas para comemorar, ele se reveste da maior importância, vez que é um fórum mundial cujo objetivo primordial é discutir o papel da mulher na sociedade, através de conferências, debates e reuniões, visando extinguir todas as formas de preconceito contra a mulher, sua desvalorização, os baixos salários, violência doméstica, jornada excessiva de trabalho, desvantagens na carreira profissional, dentre outros aspectos.
Desde aquele fatídico dia até os atuais, muitas conquistas já foram contabilizadas por todas as mulheres do mundo, mas há a consciência coletiva de que muito ainda há para ser modificado nesta história. Vale ressaltar que nós, as mulheres, somos a maioria da população do mundo e mãe da outra parte, que são os homens.
Então, avante, Companheiras!