quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dia 15 de Junho de 1962 - ACRE ESTADO

No início do Século XX, o Acre pertencia à Bolívia. Porém, já nas primeiras décadas do Século XIX sua população, formada por brasileiros oriundos do Nordeste, explorando os seringais, alargaram as fronteiras brasileiras e alcançaram as terras bolivianas, criando um território independente. Em 1899, os bolivianos fundaram Puerto Alonso (hoje Porto Acre), para recolher impostos e assegurar o domínio da área. Os acreanos discordaram e exigiram a anexação desse território ao Brasil, através da luta armada denominada Revolução Acreana, chefiada pelo caudilho José Plácido de Castro. Após muitos conflitos, o Tratado de Petrópolis, datado de 17/11/1903, celebra o acordo entre os dois países, ficando o Brasil com a posse definitiva da região, indenizando a Bolívia com algumas áreas em Mato Grosso, o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas e a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré. Integrado ao Brasil como território, o Acre elege a partir de 1934, dois representantes pára a Câmara dos Deputados. Em 1957, projeto apresentado pelo então Deputado José Guiomard dos Santos eleva o Território à categoria de Estado, que resultou na Lei 4070, de 15 de junho de 1962, sendo eleito primeiro governador do Estado, o Professor José Augusto de Araújo. Pela força imensurável da conquista histórica de um povo que semeou a terra amada e conquistada com o sangue de seus antepassados, o único da nação que lutou para ser brasileiro, o Acre e seu povo merecem amor e respeito. Presidente João Goulart assina a Lei 4070, de 15 de junho de 1962, na presença de Lídia Hammes e General José Guiomard dos Santos.
Canção Autonomista
Confiar num Acre altaneiro / Novo estado do Brasil / É prestigiar uma terra / Forte, pujante e viril; / No Acre sendo estado / Teremos força e valor, / E honraremos seu passado, / Com um futuro promissor. / Acre, terra querida, / De povo varonil, / És razão de nossa vida / Esperança do Brasil. / (bis) No azul anil do estandarte, / De um passado respeitado, / Coloquemos mais uma estrela / A do Acre emancipado, / Do Chuí à Contamana, / N’uma campanha sadia / O Acreano reclama / Sua carta de alforria. / (Letra: Edson Martins e Omar Sabino de Paula/Música: Oscar Paiva)
(do livro Dossiê – Acervo: Guiomard Santos (Acre) – Elevação do Acre à Estado, publicado pela Reitoria da UFAC, Governo do Estado do Acre e Coordenação do C.D.I.H, fls. 284, edição 1993).

Um shopping no meu bairro ... Que maravilha!

Shopping RioMar promete revitalizar área do Papicu
Grupo JCPM deu ontem o primeiro passo com a Prefeitura para viabilizar o empreendimento, que ainda não tem data para iniciar obras. FOTOS: DIVULGAÇÃO/WALESKA SANTIAGO(maquete eletrônica e o terreno)
Somente em impostos nas três esferas fiscais, o novo shopping deverá gerar anualmente a cifra de R$ 150 milhões
Novas marcas no varejo de Fortaleza, opções de lazer em um só lugar e revitalização de parte do bairro Papicu. Esses são os principais diferencias do RioMar Shopping de Fortaleza, cujo projeto foi apresentado ontem pelo grupo investidor, o pernambucano JCPM, para a prefeita Luizianne Lins. Com investimento de R$ 600 milhões, o centro de compras terá 445 lojas, sendo 15 âncoras, 17 megalojas, 348 lojas satélites, cinema com 12 salas, diversões eletrônicas, uma academia de ginástica, teatro com 500 lugares, oito restaurantes, 50 operações de fast food. Para beneficiar a comunidade, o grupo se comprometeu a revitalizar e manter a Lagoa do Papicu, a construir 75 casas para as famílias que serão removidas da área e capacitar moradores da região e do Serviluz.
Forte apelo ao lazer
O presidente do grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, garante que a concepção do projeto leva em consideração as características físico-geográficas do entorno, associadas às modernas tecnologias. "A forte característica será o espaço de lazer", acrescentou. "E as novas marcas que vão chegar para o mercado de Fortaleza". De acordo com ele, o foco de atuação do shopping será atrair o público das classes socioeconômicas A, B, C e D. O novo equipamento promete ser um dos maiores shoppings do Nordeste e do País, fazendo parte de uma nova geração de centros de compras do grupo JCPM, com proposta semelhante ao Salvador Shopping, na Bahia, e ao RioMar no Recife, que está em construção. A entrada do JCPM em Fortaleza reforça o portfólio do grupo no setor, que já atua também nos segmentos imobiliário e de comunicação.
Caráter definitivo
O projeto do RioMar no Papicu é de caráter definitivo, de acordo com Mendonça, o que descarta futuras expansões. "O projeto é grande e atende ao dinamismo do setor de serviços, que é uma das vocações econômicas de Fortaleza", afirmou.
(Fonte – leia matéria completa no http://diariodonordeste.globo.com/em 09.06.2011)