domingo, 11 de setembro de 2011

Pelas serras do Maciço do Baturité/CE

Mulungu, uma Maravilha de Serra
Mulungu é um município cearense localizado a uma altitude de 801 metros, no Maciço de Baturité, a 120 km de Fortaleza; o nome provém de árvore pertencente à família das leguminosas. A região do Maciço de Baturité é formada por treze municípios, quais sejam: Canindé, Caridade, Aratuba, Mulungu, Guaramiranga, Pacoti, Palmácia, Itapiúna, Capistrano, Baturité, Redenção, Acarape e Maranguape. Esse lindo local com clima de montanha em pleno Ceará, tem temperatura média entre 17º e 20º e origens nas décadas do final do Século XIX, quando então pertencia a ex- província de Pacoti, famosa terra do café. Mulungu é terra de pura tranqüilidade, hospitalidade e povo alegre, gastronomia típica e de diversos roteiros para visitas, onde se incluem cachoeiras, duchas e piscinas naturais, mirantes, trilhas ecológicas na mata nativa, quedas d'água, a beleza da própria serra, além da Barragem do Chicó e das Cachoeiras do Coicó e da Santa Maria.
Festa do Padroeiro
A Paróquia de São Sebastião é um dos pontos turísticos mais apreciados da cidade e a bela Igreja com sua escadaria e dezenas de degraus, foi construída no século XX para homenagear São Sebastião, padroeiro da cidade, o santo mártir da Igreja Católica que morreu em 288 e era oficial da guarda pretoriana do imperador romano Diocleciano; denunciado como cristão, teve seu corpo atravessado por flechas e foi surrado até a morte, no circo de Roma. No mês de janeiro, a Festa do Padroeiro da cidade ocorre em frente à própria Paróquia, onde milhares de fiéis se reúnem para participar de bingos, leilões e fazer doações à Igreja. Nos festejos, há a tradicional missa do vaqueiro, símbolo do homem nordestino, e a procissão com centenas de vaqueiros vestidos a caráter e montados em seus animais que seguem acompanhados de verdadeira multidão, para, ao final, parados em frente à Igreja Matriz, orar e invocar a proteção do padroeiro São Sebastião.
Curiosidade - Disco voador na cidade
Consta dos anais da cidade que em 14 de agosto de 2009, foi avistado por agricultores em Mulungu, na localidade de Guritiba, um Objeto Voador Não Identificado (OVNI), cujo pouso se efetivou sobre uma propriedade rural, onde a plantação de bananas foi totalmente queimada num raio de aproximadamente trinta metros. Estudiosos dos fenômenos extraterrestres, os especialistas em ufologia, confirmam a visita do disco voador através de estudos “in loco”, fato que ocorre na região de dez anos em dez anos. Igreja de Fátima, distrito de Catolé, Mulungu, no Maciço de Baturité/CE A comunidade católica do povoado de Catolé, município de Mulungu, festeja sua padroeira Nossa Senhora de Fátima, no mês de Novembro. Todo dia 13 do mês tem missa na igrejinha e a festa em homenagem à santa inclui novena, leilão, missa e a famosa procissão. No distrito de Catolé, conhecemos o lindo e produtivo sítio dos Rodrigues, família tradicional do município, descendentes de centenários desbravadores da região, propriedade dos amigos cearenses, os irmãos Lecy, Acelino e Erivaldo Rodrigues. A terra produz bom café, tem antigos engenhos de cana-de-açúcar, fazendas de café, casas de farinha, casas em estilo colonial, cultivo de hortifruti, agricultura, produção de rapadura, farinha, mel de cana, alfenim, além de outros produtos típicos a base de café. Lecy, Fran Celebridade e eu fizemos esse lindo passseio pela área serrana das plagas cearenses.
Que peninha, estava tão esperançosa mas nem vi um OVNI! ... quem sabe um dia ...