segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Três mulheres são laureadas com o prêmio Nobel da Paz/2011

Ellen Johnson Sirleaf
, a presidenta da república da Libéria, economista, mãe de quatro filhos e avó de oito netos, com 72 anos, foi a primeira mulher eleita presidente de um país africano, em 2005. Sua atuação vem contribuindo para garantir a paz na Libéria, a promoção do desenvolvimento econômico e social e garantir o lugar e a participação das mulheres no desenvolvimento do país. Conhecida como a "Dama de Ferro" por sua tenacidade na luta contra a corrupção e por denunciar o que ia mal na Libéria, foi presa por duas vezes na década de 1980.
Leymah Gbowee
, liberiana, assistente social e mãe de seis filhos, 39 anos, é pacifista, também conhecida como “a guerrilheira da paz”, que fez da oração seu instrumento de luta; a ativista iemenita se preocupou em organizar as mulheres independentemente de divisões étnicas e tribais, ajudando-as a garantir seus direitos políticos; durante a segunda guerra civil liberiana, em 2003, notabilizou-se ao mobilizar as mulheres de seu país pelo fim da guerra com o famoso movimento conhecido como "greve de sexo", durante o qual as liberianas negaram sexo aos homens até que cessassem os combates.
Tawakkul Karman
, jornalista e ativista iemenita, 32 anos, é mãe de três filhos; suas principais bandeiras incluem a luta pelos direitos das mulheres, a liberdade de expressão, a libertação dos presos políticos, o afastamento do presidente do Iêmen, a plena democracia e a paz. Em razão de sua atuação na liderança dos protestos pacíficos contra o regime de Ali Abdullah Saleh, já foi presa e ora se encontra em liberdade condicional desde 24 de janeiro. Sua atuação inclui participação no movimento conhecido como “Primavera Árabe”, que luta pela abertura democrática no mundo árabe, é membro do principal partido islâmico do Iémen, Al-Islah, e preside a organização “Mulheres Jornalistas Sem Correntes”, entidade que defende a liberdade de expressão e os direitos humanos.
(Fonte/Fotos - Internet)