quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

FIFA apresenta emblema da Copa das Confederações no Brasil

A 500 dias da abertura da Copa das Confederações, a FIFA apresentou nesta quarta-feira (01) o emblema oficial do evento.
A imagem traz uma estilização de um sabiá-laranjeira, uma das aves nativas da fauna brasileira
. Desde 3 de outubro de 2002, o sabiá-laranjeira é considerado, por decreto do então presidente Fernando Henrique Cardoso, "o centro de interesse para as festividades do "Dia da Ave", como símbolo representativo da fauna ornitológica brasileira e considerada popularmente Ave Nacional do Brasil. É comum no Brasil e na América do Sul e identificado pela cor de ferrugem do ventre e pelo canto melodioso durante o período reprodutivo.
No campo esportivo, em 15 de junho de 2013, o Estádio Nacional de Brasília receberá a partida inaugural do “Festival de Campeões”.
Os vencedores dos títulos continentais de cada uma das seis confederações, a atual campeã mundial Espanha e o Brasil, como país-sede, se enfrentarão até a decisão, em 30 de junho, no Maracanã.
A competição ainda terá como sedes Belo Horizonte e Fortaleza.
Recife e Salvador continuam sujeitas à aprovação final da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA. O anúncio final das sedes será em junho.
As oito equipes serão divididas em dois grupos durante o Sorteio Final, que será realizado em São Paulo no dia 1º de dezembro.
Os ingressos começam a ser vendidos pouco depois. “Para nós do Comitê Organizador Local, a Copa das Confederações da FIFA é muito mais do que um torneio preparatório para a Copa do Mundo da FIFA”, afirma o ídolo Ronaldo Nazário de Lima, membro do Conselho de Administração do COL. “Estamos empenhados em preparar uma grande festa no ano que vem, um verdadeiro festival de campeões.” Alguns desses campeões a que se refere Ronaldo – que venceu o torneio na edição de 1997, na Arábia Saudita – já estão definidos. Além de Brasil e Espanha, três países conquistaram os títulos de suas confederações em 2011 e já garantiram vaga: o México, campeão da Copa Ouro da CONCACAF; o Japão, que venceu a Copa Asiática de Seleções e o Uruguai, vencedor da Copa América. Os demais participantes serão os campeões da Copa Africana de Nações de 2013, da Copa das Nações da Oceania de 2012 e da UEFA Euro 2012. “Acho que teremos aqui no Brasil o grupo de seleções mais forte desde a criação do torneio”, opina Ronaldo. “Será uma grande oportunidade para os torcedores brasileiros assistirem a um futebol de alto nível nos novos estádios e mostrarem ao mundo um pouco da nossa hospitalidade.”
Cada vez maior
Desde sua criação em 1992 – então, como a Copa do Rei Fahd, disputada na Arábia Saudita –, a Copa das Confederações da FIFA foi um sucesso de popularidade entre os torcedores e se mostrou mais uma valiosa ocasião para que grandes seleções se reunissem num torneio oficial. Desde a edição da Coréia do Sul e Japão, em 2001, a competição se consolidou como um evento quadrienal, realizado no país-sede da Copa do Mundo da FIFA, um ano antes da mesma. O conceito deu tão certo que os 16 jogos da edição da África do Sul 2009 foram transmitidos ao vivo para 149 territórios, com audiência de 550 milhões de pessoas. A Copa das Confederações da FIFA ainda merece carinho especial por parte do público brasileiro por causa dos grandes resultados da Seleção Brasileira, que conquistou três das oito edições, inclusive as duas últimas. “Trata-se de uma competição importantíssima, uma prévia da Copa do Mundo da FIFA”, diz Ronaldinho Gaúcho, campeão da edição de 2005, ano em que foi eleito Jogador do Ano da FIFA pela segunda vez. “E esta próxima edição terá um gosto especial por ser no Brasil. Estou muito motivado por isso e espero disputar essa competição em 2013”, completou o atual camisa 10 do Flamengo.(Fonte: Ministério do Esporte)
(Fonte - 1 de Fevereiro de 2012 - http://www.vermelho.org.br).