quarta-feira, 14 de março de 2012

14 de março - Dia Nacional da Poesia

Hoje, dia 14 de março é comemorado o Dia Nacional da Poesia, homenagem a data de nascimento do poeta baiano Castro Alves (Antônio Frederico de Castro Alves), nascido em 14 de março 1847 e falecido em 6 de julho de 1871, aos 24 anos de idade, acometido de tuberculose.
Castro Alves, patrono da cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras ganhou o título de “o poeta dos escravos” porque em suas poesias combatia a escravidão e defendia o sistema republicano de governo.
A poesia que abaixo postamos é uma homenagem aos 165 anos do nascimento do poeta dos escravos.
AS DUAS FLORES
São duas flores unidas, / São duas rosas nascidas / Talvez no mesmo arrebol, / Vivendo no mesmo galho, / Da mesma gota de orvalho, / Do mesmo raio de sol. / Unidas, bem como as penas / Das duas asas pequenas / De um passarinho do céu... / Como um casal de rolinhas, / Como a tribo de andorinhas / Da tarde no frouxo véu. / Unidas, bem como os prantos, / Que em parelha descem tantos / Das profundezas do olhar... / Como o suspiro e o desgosto, / Como as covinhas do rosto, / Como as estrelas do mar. / Unidas... Ai quem pudera / Numa eterna primavera / Viver, qual vive esta flor. / Juntar as rosas da vida / Na rama verde e florida, / Na verde rama do amor! (Castro Alves)
(Fonte Ilustração - Internet)