terça-feira, 7 de agosto de 2012

Projeto TAMAR, praia de Almofala - Itarema/CE



Projeto TAMAR é o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, executado pelo ICMBio, através do Centro Nacional de Conservação e Manejo de Tartarugas Marinhas, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão governamental,

e pela Fundação Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisas das Tartarugas Marinhas (Fundação Pró-TAMAR), instituição não governamental, de utilidade pública federal.

Desde 1980, o Projeto faz estudos de biometria, monitoramento das rotas migratórias e outros, além de proteger a vida das Tartarugas Marinhas ameaçadas de extinção.

O Projeto TAMAR em 1992 instalou sua base na praia de Almofala, município de Itarema, litoral oeste do Ceará, a 190km de Fortaleza, com o objetivo de proteger os animais capturados incidentalmente em currais de pesca, redes de espera para peixes e caçoeira para lagostas.


Na época da desova são monitorados 1.100 km de praias todas as noites, nos meses de Setembro à março no litoral, e de Janeiro à Junho nas ilhas oceanicas, por pescadores da propria comunidade contratados pelo Projeto TAMAR.

A cada temporada são protegidos cerca de 14.000 ninhos de tartarugas e 650.000 filhotes.
Na sede do Projeto Tamar, os visitantes conhecem várias espécies de tartarugas marinhas que chegam ao litoral cearense para se alimentarem.
A maioria das tartarugas marinhas são oriundas de áreas distantes, como Suriname, Aves Island, Tortugueiro e Ilha de Ascension, na África; chegam à costa cearense para a desova.

As tartarugas que sobrevivem aos predadores e à ingestão de lixo são mantidas no local para se readaptar à vida natural e voltar ao mar.