sexta-feira, 10 de agosto de 2012

11 de Agosto - Dia do Advogado

Advogado: Doutor por Lei Imperial de Dom Pedro I

Advogado é doutor?

"Prezados colegas: O tema é bastante polêmico, mas lógico, ao meu ver advogado é e sempre será o "DOUTOR" operador da mecânica jurídica o registrador da polêmica jurídica no tempo e nos anais do judiciário. Parabéns doutores advogados, vocês merecem esse título. Juscelino da Rocha - Advogado
ADVOGADO É DOUTOR?
Essa questão tem sido tema de diversas listas de discussão. Em pesquisa, descobrimos que tal afirmativa tem fundamento. Um Decreto Imperial ( DIM ), de 1º de agosto de 1825, pelo Chefe de Governo Dom Pedro Primeiro, deu origem a Lei do Império de 11 de agosto de 1827, qu: Cria dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico; Dispõe sobre o Título ( grau ) de doutor para o advogado. – Decreto n.º. 17874A – 09/08/1927: Declara feriado o dia 11/08/1827 – Data em que se comemora o centenário da criação dos cursos jurídicos no Brasil. O silogismo é simples: A Lei do Império criou o curso e em seu bojo afirmou que os acadêmicos que terminassem o curso de Direito seriam bacharéis. O título de Doutor seria destinado aos habilitados nos estatutos futuros ( como o Estatuto da OAB, hodiernamente usado ). Acrescenta que somente Doutores poderiam ser lentes ( Professores – do Latim Legente – em linguagem obsoleta). Assim, tendo o acadêmico completado seu curso de direito, sido aprovado e estando habilitado em Estatuto competente teria o Título de Doutor. Então, Advogado é DOUTOR! (Juscelino da Rocha | Advogado / OLINDA Revista OAB/SC – 17 )".
(Fonte - http://forum.jus.uol.com.br)


Em Acaraú











































Praia de Almofala, em Itarema/CE


A praia Almofala está localizada na cidade de Itarema/CE, distante 230 km de Fortaleza

Almofala é uma praia de beleza singular: há mangues, rios, lagoas, açudes e lindos coqueirais

Almofala é uma praia rústica, simples e até hoje ainda preserva a herança dos índios Tremembé, seus primeiros habitantes e que ainda tem ali sua aldeia.

Em Almofala, há variado artesanato feito pelas rendeiras, bordadeiras e costureiras da cidade.

O local é um importante centro pesqueiro e é a pesca a base da economia do município.

Nas barracas de praia, o visitante pode saborear deliciosos pratos da culinária local, feitos à base de peixes e frutos do mar.

É na praia de Almofala que está instalada uma unidade do Projeto TAMAR, a única do Estado cearense, que cuida das tartarugas marinhas, com o objetivo de preservar a espécie.

Para apreciar a beleza da natureza à sombra dos cajueiros ou dos coqueiros à beira-mar, divertir-se com tranqüilidade ou simplesmente descansar, Almofala é o lugar indicado.
CURIOSIDADE
A Capela de Nossa Senhora da Conceição é uma atração à parte pela singularidade da sua história: em 1897 uma duna de areia móvel deslocou-se e avançou sobre a Igreja e parte do povoado de Almofala.

A igreja ficou completamente soterrada e grande parte do povoado desapareceu sob a imensidão de areia.
Mais de quarenta anos depois, lá pelos idos de 1940/1943, a Igreja reapareceu pela ação do vento, que mais uma vez deslocou a duna.
Ela foi reformada e tombada em 1979 pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Comadre Rita, Camilinha, Angélica Santana e eu estivemos visitando esse lugar de beleza ímpar e voltamos simplesmente maravilhadas com esse paraíso tropical cearense.