segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Almoço com iguarias paraenses

Domingo foi dia de almoço especial na residência da bela amiga acreana/paraense, a professora Cristina Cabeça, que já reside no Acre a alguns anos, mas nao esquece suas origens.
A Jornalista Surama Chaul e sua mãe, a Delegada Dra. Cele Chaul,euzinha e minha amiga Teté fomos as felizes convidadas.
No cardápio, um "menu" com sabor típico da cozinha paraense: entradas feitas com diversas pastas com pimenta e berinjela, e como pratos principais o famoso pato ao tucupi e a maniçoba.
Bolo de laranja, pudim de pupunha (uma delícia) e creme de cupuaçu com castanhas, foram as principais sobremesas, tudo servido com o maior esmero, num ambiente requintado que evidenciou o bom gosto da nossa anfitriã.
A bela adormecida Surama Chaul deu aquela relaxadinha básica, após saborear pato ao tucupi e maniçoba, porque ninguém é de ferro.
Na sua aconchegante residencia, a bela paraense professora Cristina Cabeça tem como decoração um verdadeioro museu indígena, com peças originais adquiridas numa aldeia nos arredores de Feijó, para onde foi realizar um trabalho e ficou encantada com os produtos todos confeccionados com material oriundo da floresta.
E aí, fizemos um verdadeiro ensaio utilizando os belos adereços das nossas irmãs indígenas.
Dra. Cele Chaul, uma alegre, feliz e bela indígena
Homenagem a d. Rosa
Homenagem a d. Rosa, uma índia da tribo dos Nauas, amiga de minha mãe Violeta. Qdo vinha a cidade de CZS, ela se hospedava em nossa casa. Qdo bem pequena, eu tinha crises com as amidalas inflamadas e febre alta. D. Rosa me dava um remedio: machucava açúcar, pimenta do reino e outra coisa q nao me lembro mais, até virar um po bem fininho. Eu chorava p q ardia, mas ela me fazia engolir sem muita conversa. Depois do tal tratameto fiquei curada e nunca mais sofri com minhas amídalas. Descanse em paz, minha saudosa benfeitora.
Obrigada, maravilhosa, nós adolamossssssssss. Valeu, estamos aguardando o próximo convite, que esperamos seja breve. Abração.