terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Trágico fim de uma aventura

Casal que dava volta ao mundo de bicicleta morre na Tailândia.

Os artistas ingleses Peter Root e Mary Thompson, ambos de 34 anos, morreram em um acidente de trânsito nos arredores de Bancoc, na Tailândia, depois de terem pedalado por mais de 23 países.

O casal estava fazendo uma viagem de volta ao mundo de bicicleta e já havia cruzado a Europa, a Ásia Central e a China. O acidente aconteceu na quarta-feira passada, a cerca de 100 km à leste da capital Bancoc.
Thompson e Root morreram ao colidir frontalmente com uma picape em Chachoengsao, de acordo com a imprensa local.
A Embaixada do Reino Unido na Tailândia foi procurada pela BBC Brasil para maiores detalhes do caso, mas não deu entrevista até a tarde desta segunda-feira. A representação afirmou apenas que "todos os esforços estão sendo feitos para ajudar as famílias das vítimas".
Root era morador da ilha de Jersey e cresceu em Guernsey. Thompson era de Bristol. Ambos se conheceram há 14 anos na faculdade Falmounth College of Arts - onde estudavam arte.
A dupla tinha um blog, uma página no Twitter e postava vídeos no Vímeo (site de compartilhamento de vídeos) narrando a aventura que começou em julho de 2011. Eles já haviam pedalado mais de 25 mil quilômetros.
A última publicação na internet foi feita há sete dias e mostrava imagens da passagem do casal pelo Camboja em janeiro. (Terça, 19 Fevereiro 2013)
...
(Fonte – leia matéria completa no site http://www.ecosdanoticia.com.br)

Grande Gainha, um herói dos mares!

História de vida (e não estória de pescador).
Orlando Dias da Silva, mais conhecido como Gainha, é um antigo pescador e morador da Praia do Diogo, localizada a 3 km da Praia das Fontes, município de Beberibe/Litoral Leste cearense, onde é proprietário da “Barraca do Orlando e Família”.

Pescador profissional desde os 20 anos, exerceu o ofício até os 32 anos quando viveu a experiência mais dramática de sua vida.
Ele e dois outros pescadores, Raimundo e Evandro, um deles irmão e o outro cunhado, saíram para pescar, como era de costume.
Fizeram o trajeto costumeiro e já haviam obtido uma boa quantidade de pescado, dentre eles 20 quilos de lagosta, quando sobreveio uma tempestade em alto mar.
Resultado: o vento rasgou a vela da pequena jangada e eles ficaram à deriva, durante intermináveis 7 dias.
Foram dias de muito sofrimento, vestidos só com a roupa do corpo, sob o sol escaldante durante o dia, frio intenso durante as noites, muita chuva e vento gelado que rachava os lábios e castigava a pele. À noite jogavam a âncora para que pudessem dormir e durante o dia claro, deixavam-se levar pelas ondas do mar.
A alimentação consistia em peixes, farinha de mandioca e água potável bem racionada.
A comunidade se mobilizou, pediu socorro às autoridades, mas as buscas resultaram infrutíferas.
Já os pescadores oraram muito, confiaram em Deus e não perderam a fé: um belo dia chegaram na Praia da Caponga, na cidade de Cascavel, a cerca de 20 km da Praia do Diogo/Praia das Fontes.
Foram recebidos com festa quando retornaram para casa e passaram algum tempo tratando da saúde.
O fato ocorreu em 1977 e foi notícia veiculada nos maiores meios de comunicação do nosso país.
Atualmente, Gainha desistiu da pesca e trabalha na sua barraca muito bem localizada na praia do Diogo e é um feliz proprietário. Ali serve pratos regionais muito saborosos e apreciados pelos turistas, cerveja gelada, água de côco, além de contar muitos “causos”.
Sua clientela inclui seu amigo particular Raimundo Fagner, o grande cantor cearense, que de vez em quando chega sem se anunciar, senta no banco, puxa a viola, toca, canta e faz show particular para seus amigos.

Esta é uma história de vida e não estória de pescador.


Grande Gainha, um herói dos mares!

Na foto, com minhas amigas Katiucia Santos e Ritinha de Acaraú.