domingo, 24 de fevereiro de 2013

Hoje é o niver do seu Francisco: 104 anos de vida

Francisco Idelfonso de Miranda, nascido na Lagoa de Uruaú, em Beberibe/CE, em 24 de fevereiro de 1909, hoje completa 104 anos de vida.
Atualmente vivendo na Praia do Diogo, distante 3 km da Praia das Fontes, é o mais velho pescador que se tem conhecimento pelos arredores.

É viúvo há bastante tempo e tem boa memória: os filhos vai nominando um a um e contando nos dedos: Socorro, Tony, Augustinho, Francisca, Raimunda e Luisa; já os netos são tantos que perdeu as contas.
Sentado à frente de sua residência, ali recebe visitas diariamente da família, dos amigos e das pesssoas que passam e querem conhecer o famoso ancião.
Simpático e conversador é o morador mais visitado do lugar. Fala com tranquilidade dos muitos anos que trabalhou como pescador por aqueles mares, do resultado das “pescarias de antigamente” com enormes quantidades de peixes grandes e conta “causos e mais causos”, uns bem incríveis, mas como tudo é possivel ...
Mesmo trabalhando com pescado durante toda sua vida ativa, diz que sua alimentação preferida “é peixe no caldo e com pirão” ou então "peixe escalado".
Assevera que não quer sair dali nem para passear, “porque mora no paraíso”.
Como ocorre todos os anos, hoje é dia da maior festa daquele distrito: a comunidade se reúne com a família, amigos de perto e de longe e seu Francisco recebe as merecidas homenagens de todos com missa, culto, almoço, muita festa com música ao vivo e participação de cantores famosos durante todo o dia.
Sentadinho, vai observando tudo que lhe é oferecido com muito amor e com o pé acompanha com muita cadência o forró, sua música preferida.
Conversamos muito, tiramos várias fotos mas notei que seu Francisco só saía sério e aí eu lhe disse: “Me dê um sorriso seu Francisco, quero que o Senhor fique bem bonito na minha foto”. E êle respondeu com um sorriso e muita simpatia: - “Quando você vem me ver de novo?”.
Parabéns, seu Francisco, pelos seus bem vividos 104 anos, desejo que venham outros e outros felizes anos com muita saúde, paz, harmonia, união e boas amizades, para serem desfrutados nesse seu paraíso tropical. Felicidades!