quarta-feira, 13 de março de 2013

Ressaca do mar em Fortal

Ondas podem passar de quatro metros na Beira Mar

Fenômeno é comum no mês de março devido à soma da maré alta e das grandes ondas. Curiosos e banhistas são atraídos pelo espetáculo, mas orientação é de muito cuidado com o mar violento

FOTOS: IGOR DE MELO
Segundo pesquisadora, a ressaca é a combinação de dois fatores. O primeiro deles é a ocorrência das ondas tipo swell, de até 1,6 m.
Para os admiradores, as ondas altas garantiram a beleza da tarde. Para os aventureiros, elas trouxeram diversão. Desde segunda-feira, a ressaca do mar atinge o litoral de Fortaleza com ondas de até 4,6 metros. “O mar fica mais violento. Para os banhistas e surfistas inexperientes, se aconselha cautela”, ressalta Ozilea Bezerra, professora do Instituto de Ciências do Mar (Labomar).
A ressaca, explica Ozilea, é a combinação de dois fatores. O primeiro deles é a ocorrência das ondas tipo swell, de até 1,6 metro, registradas de novembro a março. “As ondas swell se originam no Atlântico Norte e vêm se propagando para o Atlântico Sul.” O pico registrado em março se deve também à ocorrência das marés de sizígia, as maiores devido à fase da Lua.
O fenômeno é registrado na área entre a capital cearense e a cidade de Calcanhar, no Rio Grande do Norte, segundo a Capitania dos Portos. De acordo com a professora Ozilea, o fenômeno causa a forte penetração do mar na costa.
“Viemos e encontramos o mar assim. Está lindo”, comenta Ney Moreira, 49, turista de Minas Gerais. De câmera na mão, ele esperava o momento ideal para o melhor registro das ondas quebrando nas pedras. Ontem foi a primeira vez que ele viu a ressaca do mar. E confessa: ficou admirado. “Tenho que marcar quando acontece para voltar. Vale a pena.” Como as marés têm duração de três dias, de acordo com a professora, a partir de amanhã o mar começa a se normalizar. “As ondas swell podem continuar, mas a maré já vai começar a baixar.”
A água invadiu o aterro da Beira Mar. Em vários pontos do calçadão e do espigão da avenida Rui Barbosa, era preciso cuidado para não se molhar. Apesar da beleza, o fenômeno também trouxe alguns efeitos negativos: a água arrastou muita sujeira para o calçadão da Beira Mar. A avenida ficou alagada em vários pontos e o trânsito, congestionado.
O aumento da força gravitacional do Sol por conta do equinócio também contribui para o aumento do nível do mar, que pode chegar a três metros, frisa Ozilea. Em setembro também há a maré equinocial, mas seus efeitos são menos pronunciados por serem isolados, segundo a pesquisadora.

ENTENDA A NOTÍCIA
A combinação das ondas swell e da maré alta traz a ressaca para o litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte. Até hoje, as ondas podem alcançar 4,6 metros. Fenômeno trouxe beleza e alguns transtornos para a Beira Mar.

Saiba mais
As ondas swell se originam no Atlântico Norte e se propagam para o hemisfério sul de novembro a março. Elas podem chegar a 1,6 metro.
As marés de sizígia, pelas quais o litoral está passando, são as que registram a maior cheia, devido à fase da Lua. Com a proximidade do Sol no equinócio, a força de atração gravitacional ocasiona a alta do nível do mar, que pode chegar a três metros. O mesmo fenômeno acontece em setembro, mas pode não ser sentido, por ser isolado.
Em março, os dois fatores se combinam e causam a ressaca do mar, com ondas de até 4,6 metros. Com o mar violento, a recomendação para banhistas e navegantes é de cuidado.
(Fonte - http://www.opovo.com.br)

Ressaca do mar em Fortaleza

Ressaca do mar cobre Av. Beira Mar de areia e atola carros em Fortaleza

Maré alta leva areia à avenida e carros têm dificuldade de trafegar no local.
Segundo a Funceme, maré alta ocorre até quinta-feira (14).
Do G1 CE
Veículo precisou ser empurrada para sair da avenida coberta de areia levada pela maré (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Com a ressaca do mar no litoral do Fortaleza, a maré alta encheu as ruas da Avenida Beira Mar de areia da praia e atola veículos na via. Os carros passam no trecho com dificuldade, e alguns precisam ser empurrados para sair da areia.
Devido à força das marés, um cabo de um navio de cruzeiro se rompeu e atingiu um tripulante no cais do Porto do Mucuripe, em Fortaleza. De acordo com a Capitania dos Portos, o tripulante teve a costela fraturada e o pulmão perfurado. Ele foi levado a um hospital. O navio partiu do cais porto na tarde desta terça-feira.
A Capitania dos Portos do Ceará alerta para a chegada da ressaca do mar no litoral cearense, entre 12 e 14 de março, período em que a maré ficará mais alta e as ondas podem chegar a 2,5 metros, segundo o órgão.
saiba mais

Ressaca do mar em Fortaleza deve durar até a noite de quinta-feira

De acordo com a Capitania dos Portos, a ressaca se estende da cidade de Calcanhar, no Rio Grande do Norte, a Fortaleza, no Ceará. O órgão recomenda que banhistas evitem o banho de mar nesse período e alerta para que navegantes tenham atenção redobrada.
Com o início da ressaca do mar, na noite de segunda-feira (11), a maré arremessou pedras no calçadão da Beira Mar, em Fortaleza. A força da maré chegou à pista da Avenida Beira Mar. A maré mais alta deve durar até às 21h da quinta-feira (14), de acordo com previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

(Fonte – leia matéria completa no http://g1.globo.com/ceara)