quarta-feira, 29 de maio de 2013

FÓSSIL MAIS ANTIGO - 3º maior pterossauro é da Chapada do Araripe

O animal viveu há 110 milhões de anos
(diariodonordeste)

O pterossauro gigante é o mais completo já encontrado. Segundo os pesquisadores brasileiros, a Bacia

FÓSSIL MAIS ANTIGO
O animal viveu há 110 milhões de anos. Antes só se conhecia fósseis de pterossauros de até 72 milhões de anos.
Rio de Janeiro Pesquisadores apresentaram ontem no Museu Nacional o fóssil do maior pterossauro descoberto no hemisfério sul e terceiro maior do mundo, com 8,5 metros de uma ponta da asa à outra. Localizado na Chapada do Araripe, entre Ceará, Pernambuco e Piauí, o voador gigante viveu há 110 milhões de anos, o que revela uma novidade na paleontologia:até agora só se conheciam pterossauros de grande porte do período entre 72 e 65 milhões de anos.
Uma réplica do enorme pterossauro que voava nos céus nordestinos fará parte de uma exposição sobre esses animais que será aberta ao público a partir de amanhã, no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista (zona norte do Rio). Os pterossauros são répteis voadores, contemporâneos dos dinossauros, da era mesozoica, entre 220 milhões e 65 milhões de anos.

Descoberta
"O gigantismo do pterossauro é bem anterior ao que se supunha. E este é o pterossauro gigante mais completo que existe", disse o pesquisador Alexander Kellner. No depósito de fósseis conhecido como Formação Romualdo, na Chapada do Araripe, foi encontrada grande parte do esqueleto, com ossos das asas, dos ombros, do crânio e da coluna vertebral.
Segundo Kellner, os outros dois fósseis de pterossauros gigantes, um de 11 metros de uma ponta da asa à outra, localizado nos Estados Unidos, e outro de 10 metros, na China, tinham apenas pequenos fragmentos do esqueleto. Pesquisadores de três instituições brasileiras (Museu Nacional, Universidade Regional do Cariri e Museu de Ciências da Terra) analisaram fósseis encontrados em 2011 e também partes de esqueletos localizados há mais de dez anos mas que ainda não tinham sido estudados, todos encontrados na mesma região do Nordeste, um "verdadeiro celeiro de pterossauros gigantes", diz Kellner.
Fósseis de outros dois pterossauros gigantes, mais jovens e, por isso, um pouco menores, também foram pesquisados neste mesmo projeto.
A reconstituição da cabeça do pterossauro mostra que o animal tinha uma crista que, segundo os pesquisadores, servia para regular a temperatura do corpo, e dentes compridos e finos que indicam que se alimentava de peixes. Parte da espécie Tropeognathus mesembrinus, da famíliados Anhangueridae, esse tipo voador gigante era "cosmopolita" e já foi localizado no Marrocos, na Inglaterra, na Mongólia, no Estados Unidos, na China e agora no Brasil.

Mais importante
É considerado gigante o pterossauro com mais de sete metros da ponta de uma asa à outra. Segundo os pesquisadores brasileiros, a Bacia do Araripe reúne alguns dos depósitos fósseis mais importantes do mundo.
A diferença do Brasil em relação aos outros países é o fato de ter esqueletos mais preservados. "O Brasil se destaca pela presença de fósseis tridimensionais. Tínhamos uma absurda concentração de pterossauros. Está na hora de o santo de casa fazer milagre", diz Kellner, referindo-se à importância de ampliação das pesquisas paleontológicas no País. Os fósseis encontrados até agora na Chapada do Araripe eram de pterossauros com no máximo 5 metros da ponta de uma asa à outra.
Parte dos fragmentos do réptil gigante pesquisado nos últimos anos ficarão em exposição permanente no Museu Nacional e outra parte no Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, no Ceará. "Existe um patrimônio paleontológico importantíssimo no País que ajuda a compreender como era o mundo no passado", diz o paleontólogo Diógenes Almeida Campos, do Museus de Ciências da Terra.
Além dos fósseis que já estavam há mais de uma década no acervo do Museu Nacional sem que fossem pesquisados, os pesquisadores trabalharam com material recolhido ao longo de 2011, em um projeto iniciado no ano anterior, usando um método conhecido como escavações controladas, com a coordenação na região do pesquisador Álamo Saraiva, da Universidade Regional do Cariri.

Descoberta
8,5 metros era o comprimento de uma ponta a outra das asas do pterossauro que foi localizado na Chapada do Araripe, entre Ceará, Pernambuco e Piauí.

(Fonte - leia matéria completa no http://www.diariodocariri.com)

Pensamento

"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.

Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.
Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?" (Charles Chaplin)

(Fonte Ilustração - Internet)