segunda-feira, 22 de julho de 2013

Papa Francisco no Brasil


Jornada Mundial da Juventude/Programação Oficial

Jornada Mundial da Juventude


Foi divulgada a programação oficial da Jornada Mundial da Juventude 2013, que acontece no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho! Estão preparados? Confiram os detalhes de cada acontecimento desse evento histórico, que contará com a presença de nosso já muito querido Papa Francisco!

Qual é a programação oficial?
A programação oficial da JMJ é bem extensa e é dividida em uma sequência de atos centrais, culturais e especiais (encontro do Papa com grupos específicos e visitas papais). A agenda oficial, com horários, ainda não foi divulgada. Confira alguns pontos:

1. Atos Centrais
Os Atos Centrais são a espinha dorsal da Jornada Mundial da Juventude. São as principais atividades da programação e são divididos em cinco grandes eventos.

1.1 Missa de abertura
A primeira grande cerimônia da JMJ Rio2013 é a acolhida dos jovens pelo arcebispo local, Dom Orani João Tempesta, no dia 23 de julho, terça-feira, em Copacabana. É o único evento que não conta com a presença do Sumo Pontífice.

1.2 Acolhida do Papa
No dia 25 de julho, quinta-feira, o Papa chega ao Rio de Janeiro e encontra os jovens dos cinco continentes na praia de Copacabana, onde será celebrada sua cerimônia de acolhida. Como não é uma Missa, haverá um rito de acolhida em que a Palavra de Deus é proclamada. O arcebispo local fará uma saudação ao Papa, que falará para todos os jovens.

1.3 Via-Sacra
No dia 26 de julho, sexta-feira, é realizada a Via-Sacra. Trata-se de uma antiga tradição da Igreja. A Via-Sacra ocorre porque a Jornada é um encontro com Cristo. Então, nos voltamos para o mistério máximo de Jesus que é a sua morte e ressureição. O Papa conduz o momento que acontecerá na praia de Copacabana.

1.4 Vigília
No sábado, dia 27 de julho, todos os peregrinos vão até Guaratiba, bairro da Zona Oeste do Rio, para participar da Vigília com o Papa. O local foi especialmente preparado para receber a programação da JMJ Rio 2013 e é chamado Campus Fidei, que significa “Campo da Fé”.

Os peregrinos chegarão até a entrada do bairro de Guaratiba utilizando o transporte público. A partir dai, é tradição nas Jornadas que os jovens sigam em peregrinação até o local da Vigília. Estima-se que a caminhada da edição Rio2013 terá entre seis e 13 quilômetros até o Campus Fidei.

O Campus Fidei terá três acessos e, a partir da área do palco, serão construídos os lotes para 30 e 50 mil pessoas em cada um. Nos lotes haverá banheiros, bebedouros, postos médicos, telão, som, alimentação, tendas de adoração e tenda de venda de produtos. Também haverá duas ilhas dependendo do tamanho do lote, para evitar que as pessoas tenham que se deslocar muito para chegar aos serviços. Foram planejadas 59 ilhas de serviço distribuídas por 37 lotes. Os peregrinos que se inscreveram receberão os kits de alimentação nos acessos ao Campus Fidei.

Até o horário da chegada do Papa estão sendo planejadas atividades para entreter os peregrinos. O Sumo Pontífice vai chegar de helicóptero ao local. Além de direcionar um discurso aos jovens, ele vai conduzir a adoração ao Santíssimo Sacramento, que é intercalado entre momentos de oração, contemplação e silêncio.

Encerrada as atividades, os peregrinos passam a noite no local. É indispensável trazer colchonetes ou sacos de dormir, bem como todo o material necessário para isso. Não será permitida a montagem de barracas ou tendas.

1.5 Missa de envio
Este é o último ato central da Jornada. Depois de permanecerem acampados durante a noite no Campus Fidei, os peregrinos despertam já com uma programação especial para se prepararem para a Santa Missa presidida pelo Santo Padre, em ação de graças pela JMJ Rio2013. No palco haverá a oração das laudes e apresentações artísticas e culturais até o início da celebração.

O Papa chegará novamente de helicóptero e se locomoverá de Papa Móvel entre o público ao se dirigir para o palco principal para a Santa Missa. Nesta mesma celebração, os jovens receberão a bênção de envio, pois a Jornada é uma preparação para a grande missão que se inicia após o evento. Também será anunciada pelo Papa a cidade sede da próxima Jornada Mundial da Juventude.

2. Catequeses
Organizadas e distribuídas em mais de 400 locais da região metropolitana do Rio de Janeiro, as catequeses serão presididas por bispos de diversos países. É a parte que aprofunda o tema divulgado pelo Papa. Os nomes desses bispos são indicados pelo Pontifício Conselho para os Leigos (que é o Comitê Organizador Central das Jornadas) e deverão ser divulgados 30 dias antes da JMJ.

Mais de 300 lugares já estão cadastrados. Os peregrinos serão direcionados às catequeses próximas aos locais de hospedagem, divididos por grupos linguísticos. Elas acontecerão nos dias 24, 25 e 26 de julho, pela manhã. O café da manhã será disponibilizado nos locais de catequese, mesmo para aqueles que optarem por um alojamento particular (não integrado ao sistema da JMJ).

3. Festival da Juventude
O Festival da Juventude será realizado em várias áreas do Rio de Janeiro entre 22 e 26 de julho (excluindo o tempo dedicado às catequeses e aos atos centrais). Será composto por vários eventos, através dos quais serão compartilhadas experiências artísticas, religiosas e espirituais da vida e da fé dos jovens do mundo todo. Seguindo esses critérios, o Festival da Juventude poderá incluir reuniões de oração, mas também amostras, vigílias, concertos, recitais, filmes, músicas, dança e teatro, bem como momentos de partilha propostos pelas conferências episcopais, ou por movimentos, associações, pastorais, comunidades de leigos e congregações religiosas.

4. Feira Vocacional
A feira vocacional é um evento dentro da programação oficial que tem como objetivo levar os jovens a perguntar o que Deus espera da vida deles. Serão 130 expositores, 150 estandes, 50 confessionários, palcos para shows, oficinas de palestras e uma tenda de adoração ao Santíssimo Sacramento, além da praça de alimentação, que servirá como ponto de convivência.

5. Confessionários
Outra atividade durante a JMJ é o atendimento de confissões. Cerca de 200 confessionários estarão divididos em determinados pontos da cidade, entre eles, a Feira Vocacional.

Charge Thyago Cabral 22/07/2013 | Brasil | O POVO Online

Charge Thyago Cabral 22/07/2013 | Brasil | O POVO Online