terça-feira, 19 de novembro de 2013

19.11 - Dia da Bandeira


Para relaxar ...


(Fonte - Facebook)

A cultura espanhola e a homenagem aos Papas


Papa Francisco recebe homenagem inusitada


Na Catalunha na Espanha existe o hábito de reproduzir figuras famosas defecando

O ano novo está chegando, e com ele vêm uma série de superstições das mais variadas culturas. Uma destas culturas inusitadas é da Catalunha na Espanha, por lá existe o hábito de reproduzir figuras famosas defecando, para eles isso traz sorte para o novo ano.
Neste ano os criadores dos bonecos conhecidos como "caganers" decidiram também "homenagear" o chefe da Igreja Católica, e retrataram os papas Francisco e Bento XVI.
A tradição que remonta ao século XVIII diz que os "caganers" trazem fertilidade, prosperidade e esperança no ano novo. Além de Francisco e Bento XVI, este ano Nelson Mandela e Bob Marley ganharam suas versões de "caganers".

(Fonte: www.opovo.com.br)

Tartaruga gigante

Maior tartaruga do mundo é encontrada na Amazônia Boliviana

Na manhã de 11 de novembro de 2013, um grupo de jovens que promoviam uma festa às margens bolivianas do Rio Amazonas, percebeu que um imenso monstro emergiu no meio do rio por alguns segundos. As autoridades foram avisadas e algumas horas depois uma mega operação foi necessária para recolher a imensa tartaruga.
O animal que mede impressionantes 17 metros, tem quase 3 toneladas e idade estimada em cerca de 500 anos, já foi reconhecida como a maior tartaruga já encontrada pelo homem. O Livro dos Recordes já enviou dois representantes para registrar o evento. O animal também recebeu o nome de Michelangelo em referência ao desenho Tartarugas Ninja.
O biólogo e ativista Luis Mell disse em entrevista ao Jornal VDD que casos como este são extremamente raros e que animais que se destacam tanto em seu tamanho acabam levando uma vida solitária dos demais de sua espécie, por isso o animal foi recolhido e será enviado para o Sea World, onde será cuidado da forma que merece e terá companhia de outros animais excepcionais.


Sobre a tartaruga aro vermelho

A tartaruga aro vermelho também chamada de tartaruga do pé vermelho, é uma espécie conhecida como gigante sulamericana ou também como tartaruga da floresta. Este tipo de tartaruga com grande tamanho são sempre encontradas no rio Amazonas, a maioria delas no Peru, Brasil, Colômbia, Venezuela e Bolívia. Os adultos muitas vezes chegam a 3 metros de comprimento, porém esta é muito maior.

Sua dieta principal é constituída das flores de uma planta que é nativa da região. Estas flores tem um gene em si que promove o aumento da vida celular, permitindo assim, um tempo de vida maior. Um outro espécime, um pouco menor, com cerca de 10 metros foi descoberto pela primeira vez em 1892 pelo explorador Trevor Campbell que foi a última pessoa a ter visto um animal tão grande.
Os hábitos de nidificação desta espécie são semelhantes aos de tartarugas marinhas, reunindo-se em grandes números para que elas possam viajar para áreas de nidificação adequados.
A tartaruga fêmea deposita seus ovos em bancos de areia que são expostos, apenas nos períodos de estação seca, porém na Amazônia existem poucos lugares que proporcionam estes bancos. Cerca de 90 a 100 ovos de casca mole são depositados em períodos de aproximadamente 2 anos e destes, apenas 6 a 8 filhotes chegam à vida adulta.

(Fonte - http://jornalvdd.com)