segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Ver, ouvir e calar ...


Atenção ...

(Fonte - Facebook)

De 4 em 4 anos, o mes de Fevereiro tem 29 dias. Qual será a razão?

Ano bissexto. O que é e por que existe?
Se não acrescentássemos o 29 de fevereiro a cada quatro anos, as estações acabariam descompassadas
Se queremos entender por que os anos bissextos existem, devem atentar para o movimento da Terra ao redor do Sol: nosso planeta gira 365,24219 vezes durante uma órbita completa ao redor do astro, de modo que um ano dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 56 segundos – e não simplesmente 365 dias.
O imperador romano Júlio César teve a ideia de criar o ano bissexto. Se a cada ano nós contássemos apenas os 365 dias, perderíamos quase seis horas anuais, as quais precisamos de alguma forma recuperar. Assim, durante três anos contamos os 365 dias, e no quarto – o ano bissexto – recuperamos o dia que falta, acrescentando este dia 29 a fevereiro.
O que aconteceria se não fizéssemos isso?
O ano bissexto tem uma boa explicação. Se não acrescentássemos um dia completo a cada quatro anos, as estações acabariam descompassadas do calendário, de tal maneira que, depois de 700 anos, no Hemisfério Sul o Natal cairia em pleno inverno, e no Hemisfério Norte seria o contrário.
Foi no ano 44 antes de Cristo, quando da adaptação ao calendário juliano – baseado no movimento solar –, que os anos passaram a ter 365 dias, divididos em 12 meses de 30 ou 31 dias, exceto fevereiro, com 28. Os romanos estavam cientes de que os 365 dias não eram um cálculo exato, por isso a cada quatro anos acrescentavam um dia a mais ao calendário. Posteriormente, no ano 1582, o calendário gregoriano (promovido pelo papa Gregório XIII) substituiu o juliano, ajustando um pouco mais a defasagem que ainda existia no calendário juliano e acrescentando exceções aos anos bissextos: não o serão os anos múltiplos de 100, salvo se forem também divisíveis por 400. Deste modo, os anos atualmente têm em média 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos. Apesar do ajuste feito, ainda há uma defasagem de alguns segundos – serão precisos transcorrer 3.200 anos para que um dia de desvio se acumule.
Comemoração na Internet
2016 é um ano bissexto, e o Google dedica um doodle especial a esta busca. Curiosidades, mitos e histórias pitorescas vêm à luz para falar desta singular jornada que ocorre a cada quatro anos. Um ciclo que afeta pessoas que, como o político espanhol Pedro Sánchez, nasceram num 29 de fevereiro e, com a chegada do ano bissexto, podem finalmente comemorar seu aniversário.
(Fonte - http://brasil.elpais.com/)