quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Visitando o sertão central cearense - Quixeramobim

Quixeramobim é o mais antigo e o segundo maior município do Sertão Central cearense. Faz parte do “Polígono das Secas” e está distante 203 km da capital do Estado.

- Coração do Ceará
Localizado no centro geográfico do Estado, é conhecida como a cidade "Coração do Ceará", com marco em aço e granito instalado pelo IBGE na praça Capitão Antonio Dias Ferreira, em frente ao paço municipal, que referencia o ponto de eqüidistância geodésica do Estado.

- Ponte metálica sobre o rio Quixeramobim
É uma das maiores atrações turísticas da cidade. Inaugurada em 5 de fevereiro de 1899 para a passagem de trens, é formada por quatro vãos de 52,4m, com extensão de 209,6 m, pesa 488 toneladas. Após sua desativação, atualmente, tem grades laterais e passarela de madeira afixada sobre os trilhos, sendo utilizada somente por pedestres e passagem de bicletas.

- Igreja
A igreja tem como padroeiro Santo Antônio e é considerada o primeiro templo construído no Sertão Central, sendo entregue aos fiéis com estrutura simples de taipa em 1732. Somente em 15 de novembro de 1755 foi elevada a Matriz, sendo ampliada e reformada, mantendo até os dias atuais o seu estilo barroco.

- Antonio Conselheiro
a casa onde nasceu e viveu até os 27 anos de idade “Antônio Conselheiro” fica no Centro de Quixeramobim e é tombada pelo patrimônio histórico do Estado.
“O peregrino” era como se autodenominava Antônio Vicente Mendes Maciel; nasceu em 13 de março de 1830 e morreu em Canudos em 22 de setembro de 1897. Era comerciante, professor e advogado prático e tornou-se o líder religioso do Arraial de Canudos, na Bahia, onde ocorreu o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular no período de 1896/1897, com vitória das tropas federais, destruição total da cidade de Canudos e morte da maioria de sua população.

- Confederação do Equador
Em Quixeramobim teve início a Confederação do Equador, movimento emancipacionista, político e revolucionário ocorrido na região Nordeste do Brasil em 1824, contra o governo imperial.

- Artesanato
O artesanato mais importante da cidade é a lapidação de pedras preciosas e semi-preciosas; a maioria das pedras da região são extraídas artesanalmente pelos moradores. A cidade é referência no Ceará e no Brasil em extração de pedras semi-preciosas, em pedras lapidadas e na fabricação de jóias, com destaque para pulseiras, brincos, colares e anéis tecidos com fios de prata em crochê.
Passeio com a turma "Amigos da Jo Pinheiro" e "Stressados da Beira-Mar".
Maravilha.