sábado, 14 de abril de 2018

Beijo, beijo, beijo ...


Dia do beijo

DIA DO BEIJO 13/04


"Até que os olhos mudem de cor..."

A história ficou nos devendo o registro oficial do primeiro beijo. No entanto, esculturas e textos indianos já apontavam sua prática pelo menos 2.500 anos antes de Cristo. Os milênios passaram, os costumes mudaram, mas o prazer de beijar a quem se deseja manteve-se firme e forte. Tanto é que hoje celebra-se seu dia mundialmente.
Possíveis controvérsias à parte, se há um espaço simbólico onde o beijo foi glamourizado e se tornou manifestação idílica das mais almejadas este espaço é o cinema. Muito do status de ícone do ápice amoroso que o beijo ganhou ao longo do século passado se deve à magia da tela grande (transposta para a televisão, obviamente, mas nunca superada por ela).
Desde a primeira vez em que o cinema exibiu um encontro de lábios de um casal apaixonado - não por acaso em um filme chamado O Beijo, em 1896 - até os dias de hoje, muitas são as cenas que se tornaram clássicas ao expor esta demonstração de amor e, por que não dizer?, de luxúria.
De Rhett Butler e Scarlett O’Hara a Romeu e Julieta, passando por Wall-e e Eve; Dama e Vagabundo, Satine e Christian, Jack Twist e Ennis del Mar, Sam Wheat e Molly Jensen, O POVO traz hoje uma seleção de beijos antológicos no cinema.
A ideia é que nossos leitores se inspirem e comemorem devidamente este dia. Quem sabe até, como sugere a compositora Vanessa da Mata, “com beijos intermináveis, até que os olhos mudem de cor”.( Émerson Maranhão emerson@opovo.com.br)
(Fonte – www.opovo.combr)
(Facebook)

O amor ...

Homenagem (póstuma) a Eduardo Galeano.


"O diagnóstico e a terapêutica"
O amor é uma das doenças mais bravas e contagiosas. Qualquer um reconhece os doentes dessa doença. Fundas olheiras delatam que jamais dormimos, despertos noite após noite pelos abraços, ou pela ausência de abraços, e padecemos febres devastadoras e sentimos uma irresistível necessidade de dizer estupidezes. O amor pode ser provocado deixando cair um punhadinho de pó de me ame, como por descuido, no café ou na sopa ou na bebida. Pode ser provocado, mas não pode impedir. Não o impede nem a água benta, nem o pó de hóstia; tampouco o dente de alho, que neste caso não serve para nada. O amor é surdo frente ao Verbo divino e ao esconjuro das bruxas. Não há decreto do governo que possa com ele, nem poção capaz de evitá-lo, embora as vivandeiras apregoem, nos mercados, infalíveis beberagens com garantias e tudo.

(Eduardo Galeano, escritor, poeta, ensaísta, historiador e ficcionista uruguaio, autor de grandes obras como “As Veias Abertas da América Latina, O Livro dos Abraços”, nascido em 3.09.1940 e falecido em 13.04.2014, em Montevidéu).
(Fonte - Facebook)

Curiosidade


Em São José de Ribamar no Maranhão, alguns frutos de maracujá-melão 'Passiflora quadrangullaris' que normalmente tem um formato ovalado desenvolveram uma forma de pênis e virou atração. A visita rende R$2 por pessoa para a dona do quintal onde a planta cresceu!

http://diariodebiologia.com/
Fotos: Autores desconhecidos

(Fonte - Diário de Biologia/Facebook)

Mercado dos Pinhões

Festejando o Domingo de Páscoa e aproveitando o autêntico forró pé de serra no tradicional Mercado dos Pinhoēs/Fortal. Arrochaaaaaaa 😛😛

Inaugurado em 18 de abril de 1897 como Mercado da Carne, a estrutura metálica do prédio do mercado foi inteiramente pré-fabricada em ferro, na França, sendo produzida nas oficinas Guillot Pelletier, em Orleans.
De lá ate os dias atuais, muitas foram as reformas empreendidas pelo poder público no prédio q transformou-se num dos mais belos cartões postais da cidade de Fortaleza, frequentado pela população de A a Z.
Reformado e preservado, hoje o Mercado dos Pinhões apresenta programação rica e variada, com diversas manifestações artístico-culturais, começando na terça-feira e terminando no domingo.
O Mercado dos Pinhões é um bem cultural tombado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio do Decreto Municipal 11.962 de 11 de janeiro de 2006. Conheça e aproveite vc tbm ...

"Pai, começa o começo" ...


"Quando eu era criança, pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: Pai, começa o começo!
O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim.
Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.
Não sou mais criança. E muitas vezes fico tão perdido sem saber para quem pedir para pelo menos, começar o começo de tantas cascas duras que encontro pelo caminho.
Hoje, minhas tangerinas são outras. Preciso descascar dificuldades do trabalho, problemas familiares, o esforço diário para fazer tudo certo, ajudar as pessoas que amo, dúvidas e conflitos que surgem diante de decisões e desafios.
Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis…Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido por papai quando lhe pedia para começar o começo era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta.
Por isso, quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus: *Pai, começa o começo!*
Ele não só começará o começo, mas resolverá toda a situação para você.
Não sei que tipo de dificuldade eu e você encontraremos pela frente. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: *Pai, começa o começo!.*
(Padre Fabio de Melo*.